Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LIDERANÇA REGIONAL NA COP30
English Version

Helder Barbalho destaca protagonismo da Amazônia em encontro com empresários, promovido pelo Brazil Journal

Evento reuniu executivos de grandes empresas para debater investimentos sustentáveis e o papel do Pará na transição verde

Por Denise Soares (SECOM)
13/11/2025 16h38

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta quinta-feira (13), de um almoço promovido pelo Brazil Journal, influente veículo de comunicação entre executivos e investidores do país. O encontro, realizado na EY House, em Belém, durante a programação da COP30, reuniu mais de 20 executivos de grandes empresas para debater bioeconomia, investimentos sustentáveis e o protagonismo da Amazônia na agenda climática global.

Durante o encontro, o governador Helder Barbalho ressaltou o papel central da Amazônia nas discussões climáticas e o avanço das negociações globais da COP30.

“Temos uma presença extraordinária de delegados — são 194 países debatendo o futuro da humanidade. Essa COP entra para a história por fortalecer a floresta, a biodiversidade e a necessidade de agir de forma concreta diante das mudanças climáticas”, afirmou o governador do Pará.

Diálogo sustentável

Com foco em fortalecer a cooperação entre o setor privado e o poder público, o encontro buscou construir soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável, destacando o Pará como território estratégico para investimentos verdes e para a nova economia baseada na natureza.

Helder Barbalho também reforçou o compromisso do Pará em liderar a transição para uma economia verde, com foco na bioeconomia e em soluções baseadas na natureza.

“O Pará é hoje exemplo de um estado amazônico que busca construir desenvolvimento sustentável, colocando a floresta viva e produtiva no centro das soluções para o futuro. Os países desenvolvidos precisam assumir responsabilidades e apoiar financeiramente nações que, como o Brasil, preservam grandes biomas. É fundamental investir em soluções que valorizem a floresta e reduzam emissões, fortalecendo o mercado de carbono e a bioeconomia”, destacou o governador paraense, anfitrião da COP30.

Finanças e sustentabilidade 

Fabiane Stefano é a editora do Brazil Journal

A editora do Brazil Journal, Fabiane Stefano, explicou que o encontro marcou a primeira vez que o veículo realiza o evento “Connections” fora de São Paulo, levando o diálogo entre o mercado financeiro e a agenda climática para o coração da Amazônia.

“Nosso objetivo é promover uma conversa de altíssimo nível entre o setor privado e o poder público, conectando o que está sendo discutido na COP com as decisões que moldam o futuro dos investimentos sustentáveis”, destacou Fabiane.

Compromisso com a bioeconomia

A vice-presidente de Sustentabilidade, Reputação e Jurídico da Natura, Ana Costa, ressaltou a importância do encontro como espaço de diálogo e reconhecimento ao papel do Pará na construção da agenda verde.

“Foi um momento importante de troca e de valorização do que o governo do Estado vem fazendo, especialmente com o Parque de Bioeconomia. A Natura está presente no Pará há 25 anos e acredita que é possível unir progresso, prosperidade e preservação, mostrando a bioeconomia na prática”, afirmou.

O CEO da Aegea, Radamés Casseb, também destacou a relevância de encontros como esse para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

“Levar saneamento básico à Amazônia é uma das formas mais estruturantes de promover justiça social, resiliência climática e preservação ambiental. É preciso unir inovação, engenharia adaptada e cooperação entre empresas e governos para transformar essa realidade e gerar prosperidade no território”, disse Casseb.

Diálogo para o futuro da Amazônia 

O encontro promovido pelo Brazil Journal durante a COP30 reforçou o papel do Pará como referência em desenvolvimento sustentável e consolidou o estado como ponte entre o setor privado, o poder público e a comunidade internacional na construção de soluções para o futuro do planeta.