Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts visitam Usinas da Paz

Em Belém, comitiva também acompanhou de perto os resultados das atividades inclusivas e promotoras de educação, arte, esportes e profissionalização

Por Matheus Rocha (SEAC)
14/11/2025 08h54
Equipe da UsiPaz Cabanagem recepciona equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) dos Estados Unidos

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, visitaram, na última quinta-feira (13), a Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém. No local, além de visitar as instalações do complexo de cidadania, eles tiveram a oportunidade de acompanhar de perto os resultados obtidos pelos alunos atendidos em projetos inovadores de tecnologia, oferecidos por meio de parceria entre o Governo do Estado e a instituição norte-americana.

Realizado nas Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém, o programa Amazon Maker ofereceu os cursos “Programação de Jogos Digitais com Scratch” e “Programação e Robótica: Educação Digital para a Justiça Ambiental”, que apresentaram novas perspectivas e oportunidades de aprendizado para as comunidades atendidas.

Nas atividades realizadas nas salas de tecnologia das UsiPaz, com a participação de profissionais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar em temas fundamentais relacionados à sustentabilidade, à Amazônia e à tecnologia, contribuindo com ideias que dialogam diretamente com os desafios discutidos durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém.

Durante os cursos, os participantes desenvolveram projetos criativos que exploram, de forma digital e interativa, ações voltadas ao reflorestamento, ao reaproveitamento de materiais e à limpeza dos rios, demonstrando que a educação tecnológica pode ser uma poderosa aliada na construção de um futuro mais sustentável.

“As Usinas da Paz são equipamentos belíssimos, que oferecem uma incrível variedade de serviços para as pessoas. Estamos muito felizes em apoiar essa missão de levar todos esses valiosos serviços às comunidades aqui em Belém. Certamente, podemos ajudar com as aulas que estão sendo ministradas aqui e também com os recursos utilizados nas aulas de tecnologia, para desenvolver novas ideias e serviços que possam ser trazidos para as comunidades”, declarou o pesquisador norte-americano Kent Larson, diretor do MIT City Science, grupo que desenvolve trabalhos e pesquisas com o objetivo de explorar novas visões para as comunidades urbanas e melhorar o desempenho social, ambiental e econômico das cidades.

De acordo com o diretor do Núcleo de Articulação e Relações Institucionais da Secretaria de Articulação da Cidadania (NARI/SEAC), Julio Alejandro Jélvez Quezada, a visita também teve como objetivo alinhar detalhes para dar continuidade ao trabalho realizado, expandindo a oferta de cursos de tecnologia, em parceria com o MIT, para o maior número possível de Usinas da Paz em funcionamento.

Serviço:

Em breve, novas inscrições serão abertas para os cursos de tecnologia das Usinas da Paz. As programações podem ser consultadas presencialmente em cada unidade ou por meio do Instagram oficial: @usinasdapaz.