Codec intensifica contatos com investidores e expande prospecção na COP30
Ações desta sexta-feira (14) ocorreram na AgriZone da Embrapa e na Casa C.A.S.E., ampliando a atração de investimentos para o Estado
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorre em Belém até o dia 21 de novembro, segue impulsionando o ambiente de negócios no Pará e fortalecendo a visibilidade do Estado para investidores nacionais e internacionais. Nesta sexta-feira (14), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) cumpriu uma intensa agenda com empresas de diferentes segmentos, fortalecendo tratativas em andamento e abrindo novas possibilidades para futuros empreendimentos.
A primeira reunião do dia ocorreu na AgriZone, espaço da Embrapa Amazônia Oriental dedicado à agricultura tropical e integrado à programação da COP30. No local, a Codec deu continuidade ao diálogo com o Grupo OCP, maior produtora mundial de fertilizantes fosfatados e líder global em nutrição de plantas. As tratativas iniciaram em 2022, quando a empresa adquiriu 50 hectares no Distrito Industrial de Barcarena. Atualmente, o projeto está em fase de licenciamento ambiental e a OCP manifestou interesse em ampliar a área adquirida, solicitando mais 50 hectares contíguos para avançar no planejamento de instalação de sua planta industrial no Pará.
Também na AgriZone, a Codec se aproximou da Amabee, empresa paraense criada no município de Breu Branco e reconhecida pela produção de mel de açaí e derivados. A origem local da marca despertou o interesse da equipe técnica, que identificou alinhamento com as cadeias da bioeconomia e com o potencial produtivo do Estado. Durante a visita, o diretor de Atração de Investimentos, Manoel Ibiapina, conversou com os representantes sobre possibilidades de expansão, instrumentos de apoio e áreas disponíveis. A receptividade da empresa abre novas oportunidades para fortalecer iniciativas originadas no próprio território paraense e ampliar o valor agregado da produção regional.
As ações desta sexta-feira (14) incluíram, ainda, a presença da Codec na Casa C.A.S.E., a Casa das Soluções Climáticas, que funciona como ponto de encontro de iniciativas em inovação e sustentabilidade durante a COP30. Foi nesse ambiente que a Codec estabeleceu interlocução com a Box Print Embalagens e Displays, empresa do Rio Grande do Sul que atua nacionalmente nos segmentos de embalagens e soluções gráficas. O encontro permitiu apresentar o ambiente competitivo que o Pará oferece para grupos de outras regiões do País, incluindo infraestrutura industrial, vantagens fiscais e perspectivas de mercado. A empresa demonstrou interesse em analisar o Estado como possível destino para futuras operações, ampliando o alcance da prospecção estimulada pela COP30.
Para o diretor de Atração de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, a COP30 tem viabilizado diversas oportunidades de prospecção. “A Codec está aproveitando cada espaço da COP30 para ampliar conexões, conversar com investidores e mostrar a força dos distritos industriais do Pará. O avanço das tratativas com a OCP e o interesse de empresas como a Amabee e a Box Print reforçam a confiança no Estado e ampliam as possibilidades para novos empreendimentos estruturantes”, destacou.
A Codec continuará oferecendo suporte técnico e institucional às empresas e integrando essas agendas às oportunidades ampliadas pela COP30, com foco no desenvolvimento econômico sustentável do Pará.
