Governo do Estado já registrou mais de 26 mil atendimentos com o programa “Assistência por Todo o Pará”
O projeto reforça o compromisso da atual gestão estadual em assegurar mais cidadania e inclusão social às pessoas em situação de vulnerabilidade
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), já executou 26.820 atendimentos em nove municípios paraenses por meio do programa ‘Assistência por todo o Pará’. O projeto reforça o compromisso da atual gestão estadual em assegurar mais cidadania e inclusão social, às pessoas em situação de vulnerabilidade, descentralizando desta forma, o acesso aos diversos serviços essenciais para todos.
Dados - As atividades ocorreram em municípios polos, englobando comunidades e cidades próximas. Em Marabá foram contabilizados 2.781 atendimentos; Abaetetuba, 2.950; Castanhal, 4.415; Bragança, 4.709; Benevides, 1.984; Santarém, 2.765; Altamira, 1.928; Ipixuna, 1.881; e Belém, 3.407 atendimentos.
Todas as ações registraram a oferta de atendimentos com orientações e encaminhamentos sociais voltados a famílias em situação de vulnerabilidade, além de ações nas áreas de proteção social básica e especial e emprego e renda, para a inserção ao mercado de trabalho.
Em Belém, por exemplo, o destaque foi a atuação da Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP), que contabilizou 2.064 atendimentos, também se destacaram a Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE), com 717 atendimentos, a Diretoria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo (DQPE), com 170 atendimentos realizados, a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), com 182 atendimentos, entre capacitações e oferta de atendimento nutricional gratuito e a Diretoria de Assistência Social (DAS), com 274 atendimentos, que abrangeu também, as qualificações.
No município de Benevides, o programa alcançou a marca de 1.983 atendimentos. Entre eles, a Diretoria de Assistência Social (DAS) somou cerca de 523 atendimentos, incluindo orientação psicossocial, encaminhamentos para a rede socioassistencial, rodas de conversa sobre direitos sociais e ações de promoção da qualidade de vida. A atuação contemplou ainda pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e famílias em risco social, fortalecendo a articulação com a rede municipal.
Em Altamira, 1.957 atendimentos foram concluídos, entre assistência social e qualificações. O destaque foi a atuação da Disan, que realizou 444 atendimentos, com a oferta de orientações sobre alimentação saudável, cadastro em programas de segurança alimentar e apoio ao banco de alimentos. As famílias participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também foram assistidas. Houve ainda atividades de educação alimentar e nutricional, voltadas especialmente para mulheres chefes de família e idosos, ressaltando a importância da qualidade nutricional dos alimentos distribuídos.
O resultado expressivo reflete o esforço conjunto das equipes técnicas da Seaster, que atuam em parceria com outras instituições, como a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Defensoria Pública (DPE) e Polícia Civil (PCPA), que juntas somam forças para o fortalecimento das políticas públicas estaduais voltadas à assistência e ao trabalho social.
“Nosso objetivo é assegurar que os serviços cheguem a todas as regiões, respeitando as especificidades locais e garantindo que todos possam ser atendidos da melhor forma, em prol de mais dignidade, bem-estar e geração de emprego e renda. Seguiremos com o nosso planejamento continuamente para novas ações por todo o Pará”, destacou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.
As ações do ‘Assistência por todo o Pará’ continuarão de forma itinerante e permanente, com foco na interiorização dos serviços e no fortalecimento das redes municipais de assistência.
Firmando o seu compromisso, o Governo do Pará segue ampliando o alcance das políticas sociais, garantindo mais bem-estar e dignidade à população, incluindo comunidades quilombolas e indígenas de todo o território paraense, com as ações inclusivas eficientes.
