Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Policlínica Lago de Tucuruí reforça combate à obesidade com atendimento especializado

Serviço oferecido pelo SUS orienta, incentiva mudanças acessíveis, fortalece a prevenção e garante mais qualidade de vida aos pacientes

Por Governo do Pará (SECOM)
14/11/2025 17h15

A obesidade, reconhecida mundialmente como uma doença crônica e multifatorial, permanece entre os maiores desafios na área de saúde pública. Na Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, esse enfrentamento avança com o apoio do atendimento nutricional especializado, que oferece orientação individualizada, tira dúvidas e incentiva escolhas mais saudáveis pelos pacientes.

Segundo a nutricionista Alynny Rayla, que atua na unidade, a obesidade está longe de ser apenas uma questão estética. “Ela é uma doença crônica, que envolve fatores biológicos, metabólicos e comportamentais, capazes de comprometer o funcionamento do organismo. Pode desencadear inflamações, alterações hormonais e favorecer doenças, como diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemias”, informa.

Esse cenário, reforça a especialista, é intensificado por hábitos cada vez mais comuns na sociedade. O consumo elevado de ultraprocessados, falta de atividade física e longas jornadas de trabalho criam um ambiente propício ao ganho de peso e ao desequilíbrio metabólico. “A rotina acelerada, o estresse, o sono inadequado e questões emocionais interferem diretamente no comportamento alimentar”, destaca Alynny Rayla.

Os impactos da obesidade, segundo a especialista, exigem atenção. “O acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão. Além disso, sobrecarrega as articulações, prejudica o sono e afeta até a saúde emocional. É um conjunto de consequências que precisa ser tratado com responsabilidade”, reitera a especialista.

Prevenção - Nesse contexto, as ações de prevenção adotadas na Policlínica, unidade do Governo do Pará gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ganham ainda mais relevância. Para conter o avanço da doença, Alynny Rayla reforça que mudanças simples, consistentes e possíveis de serem incorporadas ao dia a dia podem gerar resultados significativos.

“Priorizar alimentos naturais, incluir proteínas magras, manter boa hidratação e reduzir o consumo de ultraprocessados já promove mudanças importantes no organismo”, assegura, acrescentando que criar horários regulares para as refeições, e praticar alguma atividade física, mesmo que leve, fortalece esse processo. “O importante é compreender que pequenas escolhas diárias, quando mantidas com constância, têm um poder real de transformar a saúde”, reitera a nutricionista.

Na Policlínica Lago de Tucuruí o acompanhamento nutricional oferecido pela profissional é personalizado e voltado às necessidades de cada paciente. Durante as consultas, Alynny Rayla realiza avaliações completas, orienta sobre escolhas alimentares e elabora planos alimentares acessíveis e realistas. “Nosso objetivo é promover reeducação alimentar e ajudar o paciente a construir uma rotina que ele consiga manter. Trabalhamos de forma integrada com outros profissionais da unidade, oferecendo um cuidado amplo e contínuo”, completa.

Para ter acesso aos serviços da Policlínica é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na atenção primária de saúde, como postos e unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços, priorizando aqueles que mais necessitam.
 
Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no Bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ascom/Poli Lago de Tucuruí