Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é concluído sem registro de ocorrências
A segunda fase do certame ocorreu de forma tranquila no Pará, as ações foram coordenadas pela Segup e Ministério da Justiça e Segurança Pública
O esquema de segurança planejado para a realização da segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concluiu dentro do esperado neste domingo, 16. As provas foram finalizadas e seguem para a escolta reversa para as correções.
As ações foram coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Pará as provas aconteceram em 86 municípios, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba. Agentes de segurança garantiram maior tranquilidade para os candidatos que prestaram o exame.
“Mais uma vez concluímos essa etapa de provas destinadas aos 86 municípios, lembrando que os candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba irão realizar as provas somente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro em razão da Cop 30. Conseguimos finalizar sem nenhuma alteração e ocorrência relevante, tudo dentro do esperado e planejado”, afirmou o titular da Segup.
A Operação Enem 2025 garantiu a segurança na escolta do transporte das provas, no entorno dos locais e na organização do trânsito nas principais vias de acesso às instituições onde as provas foram aplicadas. Em Curuça uma aluna passou mal e foi atendida pelas equipes do Samu. As equipes de segurança não registraram nenhuma ocorrência.
A operação foi finalizada à noite, com a escolta reversa dos malotes de provas para as centrais de segurança, de onde serão encaminhadas para São Paulo (SP), onde são corrigidas.
Participaram da Operação Enem 2025 agentes da Segup, por meio dos Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial de Segurança (GFlu); Centro Integrado de Operações (Ciop); polícias Civil, Militar e Científica; Departamento de Trânsito do Estado (Detran); Guardas Municipais e órgãos de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Correios, Exército, Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.
