Em painel na COP30, Semas apresenta avanços e novos investimentos ao Programa Territórios Sustentáveis
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) participou do painel “A Política de Territórios Sustentáveis na Transição para Baixas Emissões”, no Pavilhão Pará, localizado na Green Zone da COP30, em Belém.
Um dos principais destaques do painel foi o anúncio da aprovação “Pará Mais Sustentável”, um projeto da Semas financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O Pará Mais Sustentável vai fortalecer o Programa Territórios Sustentáveis (PTS) com R$ 64 milhões em prol de políticas ambientais”, destacou o gerente do PTS, Tiago Peniche.
O investimento visa fortalecer o programa, apoiar a execução de políticas ambientais sustentáveis e reforça a capacidade da Semas em ampliá-lo para 27 municípios do Pará.
Na apresentação do painel, Peniche também falou sobre os impactos positivos que o programa vem promovendo no campo, desde sua implementação. “Desde 2020, o Programa Territórios Sustentáveis tem obtido importantes avanços, com um alcance que já ultrapassa mais de 6 mil agricultores beneficiados, e agora estamos injetando cada vez mais recursos para o fortalecimento da governança, do ordenamento territorial e do incentivo à produção sustentável”, finalizou.
O painel também foi composto pela analista ambiental da Semas, Cinthia Coelho; o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Bruno Giovany, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovani Queiroz; o coordenador da Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), René Poccard.
Texto: Vitor Hugo Ribeiro/ Ascom Semas
