Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

PM realiza intervenção policial no Parque Verde e apreende arma, drogas e munições

Ação foi do 21º Batalhão da Polícia Militar, vinculado ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM)

Por Tarcya Amorim (PMPA)
18/11/2025 12h43
Material apreendido pela Polícia Militar no bairro Parque Verde, no município de Marituba, região metropolitana de Belém

O 21º Batalhão da Polícia Militar, vinculado ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), realizou na noite desta segunda-feira (17) uma operação que resultou na apreensão de arma de fogo, drogas, munições e na neutralização de um criminoso conhecido e investigado por práticas delituosas. A ação ocorreu por volta das 18h, no bairro Parque Verde, em Marituba, região metropolitana de Belém.

A intervenção teve início após o comandante do 21º BPM receber informações de que homens armados estariam traficando drogas dentro de um conjunto habitacional da área. Com base na denúncia, foi desencadeada a Operação Cavalo de Tróia, com equipes direcionadas para o local indicado.

Ao chegarem ao ponto da ocorrência, os militares avistaram alguns suspeitos em fuga. Durante o acompanhamento, um dos homens correu para dentro de um bloco de apartamentos, apontando uma arma de fogo em direção às equipes. Diante da ameaça, os policiais precisaram intervir. O criminoso foi atingido, socorrido com vida e encaminhado à UPA de Marituba, mas não resistiu aos ferimentos.

Com ele, os policiais encontraram uma mochila contendo uma pistola calibre .40 com numeração raspada, três carregadores, 34 munições do mesmo calibre, seis munições calibre 38, cerca de 250 gramas de cocaína, 250 gramas de skank, um celular Xiaomi e uma balança de precisão. O homem, conhecido como “Pato Rouco”, é apontado como liderança de grupo criminoso, com histórico de homicídios e foragido de uma operação policial no Morro da Penha, no Rio de Janeiro.

O comandante do CPRM, coronel Arthur Silva, destacou a relevância da operação para a segurança da região. “A ação realizada hoje demonstra o compromisso do 21º BPM e de todo o CPRM com a proteção da população. Recebemos informações de uma atuação criminosa dentro do condomínio e imediatamente desencadeamos uma operação precisa, técnica e necessária. A apreensão de arma. drogas e munições, aliada à neutralização de um criminoso extremamente perigoso, evidencia o risco a que nossos policiais estão expostos diariamente. Seguiremos firmes, vigilantes e atuantes para impedir o avanço do crime na Região Metropolitana”, afirmou.

A ocorrência foi apresentada na unidade policial civil competente, onde os materiais apreendidos ficaram à disposição da Justiça.