Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA
English Version

Bebês prematuros viram “super-heróis” em ensaio especial no HRBA durante o Novembro Roxo

Ação no Hospital Regional do Baixo Amazonas emociona famílias e integra programação que inclui capacitação sobre assistência neonatal para profissionais da região

Por Gustavo Campos (SECOM)
18/11/2025 14h48
Fotos serão disponibilizadas às famílias dos bebês

Referência em assistência neonatal para uma população de 1,4 milhão de habitantes residentes em 29 municípios da região Oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, promoveu duas ações em alusão à campanha nacional Novembro Roxo, que promove a conscientização sobre a prematuridade. 

Entre os dias 13 e 18 deste mês, o setor de humanização da unidade realizou um ensaio fotográfico com os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Os bebês ganharam capas de super-heróis, como Batman, Mulher Maravilha, Super-homem e Capitão América. Os registros serão disponibilizados para as famílias.

Pequenos viraram super-heróis durante sessão de fotos

"Esse ano, nós escolhemos o tema de super-heróis porque essas crianças são, na verdade, super-heróis, são guerreiros que estão lutando pela vida. O ensaio vai ser disponibilizado para que as mães possam mostrar para os filhos no futuro e eles se lembrem dessa grande vitória que tiveram", destacou a supervisora de humanização do HRBA, Karine Campos.

Laís e Josué também foram fotografados

Um desses guerreiros foi o pequeno Josué dos Santos Sousa, que está internado no HRBA desde o fim do mês passado. A mãe, Laís dos Santos Sousa, de 21 anos, aprovou o momento especial com o filho. "Foi um momento bom para registrar. Ao sair daqui, vamos lembrar de uma fase que meu filho passou e foi forte. Ele fica lindo com a capa do Batman e com qualquer roupa", relatou.

Maria de Los Angeles Escalante saiu de Novo Progresso, no Sudoeste do Estado, para o tratamento da filha, Leanna Victoria Escalante, que nasceu prematura, com 28 semanas. E também adorou o ensaio fotográfico. "Eu amei. Foi muito bom. Ela ficou muito bonita", afirmou a mãe.

Maria Escalante e a filha, Leanna, participaram do ensaio

Referência - O Hospital Regional conta com 29 leitos de UTI Neonatal e atende principalmente os prematuros, que são aqueles nascidos antes de 37 semanas de gestação, além de bebês de baixo peso ou que apresentaram alguma complicação no nascimento.

Os bebês são acompanhados 24 horas pelos profissionais da unidade. Só entre janeiro e outubro deste ano, o HRBA já recebeu 283 pacientes no setor.

Encontro da Prematuridade - E além da sessão de fotos, a unidade também promoveu, no último dia 14, a primeira edição do Encontro da Prematuridade, que reuniu cerca de 30 participantes, entre profissionais da saúde e estudantes, para uma capacitação sobre a assistência neonatal.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos que atuam dentro do Hospital Regional, na assistência aos bebês prematuros, ministraram palestras importantes para quem atua ou deseja atuar nesta área.

HRBA é referência em assistência neonatal

"O encontro foi pensado pela nossa diretoria assistencial, com o foco de desenvolver e fomentar essa cultura de segurança, a importância de falar do pré-natal de alto risco, da prematuridade, e das ações que são desenvolvidas para estes pacientes. Como somos consolidados para esta área de atendimento, nada melhor do que capacitar não só os nossos colaboradores, mas também toda a sociedade. Somado a isso, pensamos no ensaio fotográfico com as nossas crianças da UTI Neonatal para ressaltar a força e a luta desses pequenos guerreiros. Um momento que, com toda a certeza, vai ficar marcado na lembrança das mães e de todas as famílias", concluiu o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho.

Encontro da Prematuridade reuniu profissionais da saúde e estudantes

Serviço - Localizado no Oeste do Pará, o Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.