Edição especial da Revista “Entre Saberes” destaca a Política Estadual de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima
O exemplar apresenta 12 relatos e registros de boas práticas pedagógicas, sintonizadas com o desenvolvimento integral dos estudantes e seu protagonismo
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, na manhã desta quarta-feira (19), uma edição especial da revista eletrônica “Entre Saberes”. O ato de lançamento contou com a presença do secretário-adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles; professor Mauro Tavares, coordenador estadual de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, e do diretor do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor), Raimundo Oliveira.
Publicada no formato online e de forma semestral, a revista é uma iniciativa do Cefor que reúne experiências pedagógicas exitosas, escritas por profissionais da rede estadual e municipal de Educação Básica.
Em alusão à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a edição especial foi realizada em parceria com o Instituto Iungo, e reuniu um coletivo de professores autores (do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), nas escolas estaduais e municipais do Pará, para registrar suas práticas docentes e, assim, compor uma publicação especial.
O coordenador de Educação Ambiental, Mauro Tavares, explica que o material foi construído através de formação com educadores da área ambiental e reforça a relevância do exemplar como mais um importante passo para a temática no Estado do Pará.
“Vale ressaltar que essa edição especial é uma culminância de um processo formativo com os professores que estão à frente do componente de educação ambiental. E nessa edição especial, nós temos uma grande novidade, que é a tradução para a versão em espanhol e inglês desses doze artigos que os professores construíram em parceria com o Instituto Iungo e a nossa rede estadual. Portanto, é um marco importante na construção, eu diria, na solidificação da educação ambiental no nosso Estado, principalmente por dar esse protagonismo aos professores que estão liderando esse processo na ponta, capilarizando em suas escolas, nos seus territórios”, disse Mauro.
O exemplar apresenta 12 relatos e registros de boas práticas pedagógicas em educação ambiental, sintonizadas com o desenvolvimento integral dos estudantes e seu protagonismo. Esse acompanhamento foi baseado no trabalho com a unidade curricular Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima e seus materiais específicos.
Os depoimentos revelam a importância de uma educação associada ao engajamento comunitário para transformar a realidade ambiental em nossas escolas. A professora Nádia Brasil, uma das editoras da revista, frisa a importância dos relatos para a multiplicação de conhecimento e informações voltadas para a temática climática.
“Essa edição especial COP30 é a culminância de um processo formativo que vem ocorrendo dentro da Política Estadual de Educação para o Meio Ambiente, Estadual e Clima, são 12 relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais da rede de Educação Básica do Estado do Pará e que revelam toda a diversidade ambiental e cultural Amazônica e ações de sustentabilidade, que abrem caminhos para aprendizagens significativas e para sua multiplicação na rede”, disse Nádia
O conjunto desta edição visa a estimular reflexões inovadoras, críticas e sustentáveis sobre a Amazônia.
