Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estado lança mobilização 'Una-se: um Pará livre de Assédio Digital e Importunação Sexual'

Iniciativa integra a Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra às mulheres, alinhada à mobilização global da ONU Mulheres

Por Governo do Pará (SECOM)
20/11/2025 10h52

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), lançou, na quarta-feira (20), a edição 2025 da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, alinhada à mobilização global da ONU Mulheres “UNA-SE”. Neste ano, o governo estadual adota o tema “UNA-SE: um Pará livre de Assédio Digital e Importunação Sexual”, e destaca formas contemporâneas de violência que atravessam a vida das mulheres tanto no ambiente virtual quanto nos espaços públicos.

A mobilização ocorre em articulação com o Ministério das Mulheres e reúne órgãos governamentais, instituições do sistema de justiça, conselhos, movimentos sociais e parceiros privados.

A campanha deste ano coloca em evidência tipos de violência que se ampliaram com o uso das tecnologias digitais. Assédio virtual, perseguição online, envio de conteúdos indesejados, divulgação não consensual de imagens íntimas e importunação sexual são práticas que limitam a liberdade, afetam a saúde emocional e violam direitos fundamentais de mulheres e meninas.

'Enfrentamento da violência é urgente e exige mobilização coletiva', diz secretária

Para a Semu, abordar essas questões é essencial para garantir que todas possam ocupar espaços digitais ou físicos de maneira segura. A secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, reforça que o enfrentamento a essas violências é urgente e exige mobilização coletiva.

“A violência contra a mulher não se restringe mais ao ambiente físico; ela invadiu as telas dos nossos celulares e computadores. A campanha ‘UNA-SE’ é um chamado à ação coletiva. Precisamos desconstruir a ideia de que o ambiente virtual é uma terra sem lei e afirmar que as mulheres têm direito a viver e circular sem medo. Queremos garantir que todas as mulheres e meninas paraenses possam estar seguras, online e offline” destacou Paula Gomes, Secretária de Estado das Mulheres do Pará

Ligue 180: 20 anos de acolhimento

A programação também marca os 20 anos do Ligue 180, canal nacional que se tornou referência no acolhimento e na orientação de mulheres em situação de violência. No Pará, o serviço mantém papel central na articulação da rede de proteção, especialmente em períodos de grande fluxo turístico ou eventos de grande porte, como a COP30 (30 Conferência Mundial sobre as Mudanças do Clima), quando o serviço foi integrado às ações emergenciais de atendimento.

Ações integradas pelo território

Coordenada pela Semu, a campanha envolve diversos órgãos estaduais, municipais e parceiros estratégicos, como o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, a Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência e os Organismos de Políticas para Mulheres dos municípios. A articulação inclui ainda instituições públicas e privadas que atuam junto aos projetos Protocolo Não se Cale, Eles com Elas e Educação para Proteção.

Ao longo dos 21 dias, o Governo do Pará promove uma série de atividades, entre elas seminários temáticos, rodas de conversa, exibições de filmes, lançamento de vídeos educativos e ações em terminais de ônibus e portos, voltadas ao enfrentamento do assédio e da importunação sexual nos espaços de mobilidade.

Compromisso coletivo

Denunciar é parte fundamental do processo de prevenção e combate à violência. Abaixo, os principais canais de atendimento e acolhimento: Ligue 180, Polícia Militar pelo 190, atendimento virtual da Polícia Civil pelo número (91) 98115-9181, Ouvidoria da Mulher da SEMU (99317-1015), canal de acolhimento da secretaria (98622-3721) e Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, incluindo a DEAM Virtual. A Divisão de Crimes Cibernéticos também está disponível para casos envolvendo violência digital.

Texto de Gabryella Pompeu / Ascom Semu