Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SELO EMATER
English Version

Emater lança Selo e aumenta confiabilidade do consumidor sobre qualidade de produtos 

Governo do Pará destaca o valor da rastreabilidade de produtos sustentáveis na mesa do paraense

Por Fabricio Nunes (EMATER)
21/11/2025 12h28
Evento de lançamento do Selo Emater Pará, na manhã desta sexta-feira (21), na Agri Zone (Arena Agri Talks), na Embrapa

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), lançou o Selo Emater Pará, na manhã desta sexta-feira (21), na Agri Zone (Arena Agri Talks), na Embrapa, durante a programação da COP 30 (30ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas), em Belém.

Durante a cerimônia, a agricultora orgânica agroecológica Jilvana Lunelli, de Brasil Novo, foi a primeira a receber o selo em seu produto. Para ela, o ato foi um marco histórico do Governo do Pará no reconhecimento e valorização dos agricultores familiares em todo o estado, que a partir de agora, poderão ter maior confiabilidade e qualidade no produto que chega na mesa.

“A Emater faz parte da minha desde quando eu tinha quatro anos de idade. Então, para mim é um momento de muita emoção ser a primeira agricultora a receber este selo. Ter o selo nos meus produtos, representa para mim pertencimento, rastreabilidade e foram os técnicos da Emater que me ajudaram nesse processo. Fazer parte disso é justiça social, porque falar de agricultor familiar no estado do Pará e no Brasil é falar de proteger as florestas, os rios, proteger o meio ambiente e coloca produtos de qualidade na mesa do povo”, disse.

Visibilidade e qualidade - Para Karine Sarraf, supervisora adjunta do Escritório Regional das Ilhas da Emater-Pará, o lançamento do Selo da Emater é um momento de extrema importância, porque demonstra como a atuação dos extensionistas e da assistência técnica são fundamentais para dar maior visibilidade aos agricultores familiares.

“A presença do nosso selo em um produto dará credibilidade da origem desse produto que chega na mesa do consumidor. É um momento histórico importante para nós da Emater e principalmente para os agricultores familiares que atendemos, porque eles têm responsabilidade no produto que os nossos beneficiários têm, com serviços de máxima qualidade e dentro dos padrões técnicos exigidos ”, disse Karine. 

Ela observou, ainda, que "o selo vai promover o desenvolvimento no campo, que ajuda a manter as famílias dentro de suas unidades produtivas e vai trazer um apelo social em prol daqueles que têm uma menor escala de produção e não conseguem concorrer com grandes empresas, no mercado formal”.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado do Pará (FETAGRI-PA), José Carlos Reis, a iniciativa reforça a sustentabilidade de quem produz no campo, como um dos principais responsáveis pela qualidade do produto adquirido pelo consumidor. 

“Este selo, eu acredito que ele vai dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar, que eles sejam reconhecidos. No momento em que o consumidor comprá-lo, ele vai saber toda a origem deste produto, do território, entre outros fatores. As pessoas vão saber que o produto que está em cima de sua mesa é um produto de qualidade, feito sem uso de agrotóxicos”, afirmou.

Rastreabilidade - O selo, destaca a Emater, é uma identidade visual inscrita em rótulos de produtos feitos por agricultores familiares paraenses assistidos pelo órgão estadual de assistência técnica pública. O objetivo é garantir ao consumidor o produto de procedência de um produtor rural, assistido pela Emater, de forma gratuita e com qualidade técnica. 

“A importância do selo está no destaque dado aos serviços de assistência técnica e extensão rural que são desenvolvidos pela Emater-Pará e ao mesmo tempo promove a visibilidade de uma política pública federal, na qual estamos vinculados, garantindo serviços gratuitos de apoio ao agricultor familiar, no nosso caso, aqui no estado do Pará, em todos os 144 municípios”, explicou Cristiane Corrêa, coordenadora técnica (Cotec), da Emater-Pará.

Quatro categorias - O Selo Emater terá caráter voluntário e gratuito para qualquer beneficiário ou organizações/associações/cooperativas assistidas e cadastradas pela empresa pública e listadas no Programa Anual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater). Ele vai ter quatro categorias: bem-estar, sabor, arte e talento. 

“O agricultor irá solicitar um documento, por meio do nosso site, tanto pessoa física ou jurídica. Nesse documento, ele vai anexar cópias dos documentos (Cadastro de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica), cópia da carteira de artesão e nos encaminha a proposta, com informações do produto dele, assim como a categoria pretendida. Em seguida, ele deve entregar as documentações no escritório local mais próximo de sua propriedade. Após 30 dias, ele receberá o selo com um número de registro e QR Code específico do seu produto”, esclareceu a coordenadora técnica.

A categoria “Sabor” será destinada à identificação dos produtos alimentícios da produção dos beneficiários; “Arte” à identificação dos produtos do artesanato e de trabalhos manuais; “Bem-estar” à identificação dos produtos de higiene, cosméticos e fitoterápicos; e “Talento” à identificação dos serviços oferecidos, além do Selo Emater, destinado à identificação das unidades produtivas.

A ação também contou com a presença do secretário Cássio Pereira, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) e com o presidente da Emater-Pará, Dr. Joniel Abreu, que destacou o compromisso do Governo do Pará na melhoria da qualidade de vida do pequeno agricultor.

"É uma honra participar desse momento histórico, em que a Emater lança o selo para dar maior visibilidade para o agricultor rural, que leva para a mesa do consumidor um produto de qualidade. E agora, com o selo, esse consumidor poderá saber toda a origem daquele produto. Com iniciativas como essa, a Emater reafirma o nosso compromisso, como Governo do Pará, na melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar do nosso estado”, enfatizou Joniel Abreu.