Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL
English Version

Programa CNH Pai D'égua se consolida como política de inclusão no território paraense

Beneficiários conquistam acesso ao mercado de trabalho e renda familiar

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
21/11/2025 13h17
Selton Melo segurou o trabalho de motouber graças à nova CNH, conquistada no programa do governo estadual

O Programa Social CNH Pai D'égua vem se consolidando como uma das maiores políticas de inclusão social idealizadas pelo Governo do Pará. Focado na abertura de mais oportunidades no mercado de trabalho, o programa vem abrindo portas e melhorando a renda dos novos beneficiários. 

Todas as carteiras emitidas pelo Programa são classificadas como “Exerce Atividade Remunerada” (EAR), “justamente para que essas pessoas possam utilizar o documento para melhorar a renda, seja no atual emprego ou quem sabe até conseguindo um novo trabalho de motorista”, explica a diretora-geral do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Renata Coelho. 

Em alguns casos, os beneficiários procuraram o programa para se manter no emprego. Foi o caso do motorista de aplicativo, Selton Melo, de 33 anos, morador do distrito de Icoaraci, em Belém. Inscrito como PcD (Pessoa com Deficiência) devido a uma escoliose na coluna vertebral, ele conta que já atuava no transporte de pessoas por aplicativo, mas como tinha apenas a CNH na categoria A sem atividade remunerada, a empresa contratante estava ameaçando descredenciá-lo.

“Foi aí que surgiu o CNH Pai D'égua e eu me inscrevi. Hoje, minha CNH é EAR e com ela estou conseguindo trabalhar e sustentar a minha família”, afirma. O motorista ainda faz planos com a carteira social e diz ainda que pretende passar em um concurso público ou ter um emprego formal de carteira assinada. 

Moradora de Cachoeira do Arari, no Marajó, Elisa Avelar agora usa a CNH para vender queijo em lugares mais distantes

Moradora de Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó, a Elisana Avelar, 22, está usando a CNH para incrementar a venda de queijo produzido pela família. “Sempre viajo para entregar encomendas e agora, habilitada, estou livre para trabalhar sem preocupação e aumentar as vendas para melhorar a renda de casa”, relata. Para ela, foi extraordinário ser contemplada pelo programa e ter a oportunidade de conseguir uma carteira totalmente gratuita.

“Foi uma grande conquista, quase não acreditei quando fui aprovada e fiquei muito emocionada quando recebi o documento. A gente ouve falar que tudo de graça, mas não acredita que seja mesmo verdade, mas sou a prova da seriedade do programa e, por isso, sou só gratidão por essa oportunidade”, conclui.

O Paulo Sérgio Costa mora em Mosqueiro, na região metropolitana de Belém, e se inscreveu no CNH Pai D'égua, em 2024, durante o atendimento na carreta disponibilizada Detran no distrito. Recentemente, ele recebeu o documento e realizou o sonho de comprar uma motocicleta para trabalhar por conta própria como motorista de aplicativo.

“Antigamente, eu dependia do transporte público, o que me fazia perder muito tempo. Hoje, além de eu ganhar tempo, ganho dinheiro. Esse programa transformou a minha vida para muito melhor, valeu demais”, destaca Paulo Sérgio. 

Na edição de 2024, o Governo do Estado assegurou 60 mil CNHs totalmente gratuitas nos 144 municípios. Em vários deles, os beneficiários já receberam o documento para transformar sonho em realidade, seja para quem conseguiu a primeira habilitação, seja para quem mudou ou adicionou uma categoria. 

O Governo do Estado segue com a entrega das CNHs em todas as regiões do Pará. Além dos beneficiários atendidos pelo edital regulamentar, o programa também já foi estendido para trabalhadores de Cotijuba, rodoviários e mães atípicas.