Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Semas participa da abertura da primeira Central Pública de Reciclagem de Resíduos Orgânicos de Belém

Por Jamille Leão (SEMAS)
22/11/2025 14h52

A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) participou, nesta sexta-feira (21), da entrega da Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Terra Firme (Concaves), que abriga o primeiro reator público de compostagem do Brasil e marca um avanço significativo na gestão de resíduos orgânicos em Belém. 

A entrega é resultado da articulação entre a Prefeitura de Belém, Global Methane Hub, Instituto Pólis, Governo do Pará e parceiros que atuam para fortalecer cooperativas e ampliar a destinação adequada dos resíduos em Belém.

Representando a Semas, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou o apoio contínuo do governo estadual às cooperativas de catadores em diferentes municípios. “A Semas vem apoiando cooperativas em vários municípios, articulando uma série de equipamentos e estruturas fundamentais para que esse trabalho avance. Parabenizo a Concaves pela dedicação que facilita a destinação correta dos resíduos e fortalece a geração de renda dos catadores”, afirmou.

Latas recicladas pela cooperativa durante a COP30

A presidenta da Concaves, Débora Baía, celebrou o momento histórico para os catadores da Terra Firme e toda a cidade. Em um discurso emocionado, ela lembrou a trajetória de mais de 20 anos de luta por reconhecimento e infraestrutura. “É uma alegria tão grande que emociona. Essa entrega é fruto de muito trabalho, perseverança e parceria. Estamos apresentando o primeiro reator de compostagem do Brasil, mostrando que Belém tem capacidade, sim, e que estamos mudando esse cenário com trabalho de verdade”, disse.

Débora reforçou que a UVR permitirá ampliar a destinação correta de orgânicos e recicláveis, gerando renda, fortalecendo a economia circular e trazendo sustentabilidade ao município.

O secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, afirmou que Belém passa a se consolidar como referência nacional. Ele ressaltou que o protagonismo dos catadores e a união entre município, estado, governo federal e organizações parceiras tornam o projeto um marco. “Aqui vemos o início de uma nova fase. Belém será referência nacional com esse projeto, que integra tecnologia, inovação e inclusão produtiva. A compostagem e o apoio às cooperativas são prioridades do governo federal, e hoje celebramos um avanço histórico”, destacou.

O prefeito de Belém, Igor Normando, afirmou que a inauguração da UVR representa parte essencial da estratégia de transformar a cidade em exemplo de sustentabilidade. “Estamos mudando a realidade de Belém. A solução passa pelas cooperativas, pela educação ambiental, pelo compromisso das empresas e pela responsabilidade da sociedade. Belém será laboratório de uma nova forma de pensar sustentabilidade”, afirmou.

Primeira central pública de reciclagem de resíduos orgânicos de Belém

Com capacidade de processar cerca de 300 toneladas de resíduos orgânicos, a nova UVR representa um avanço concreto para Belém como um legado da COP30, fortalecendo cooperativas, reduzindo impactos ambientais e consolidando um modelo de economia circular e sustentável para a cidade.