Detran realiza atendimentos de habilitação para PcDs em Marabá e Parauapebas
Departamento de Trânsito do Estado (Detran) garantiu exames práticos para primeira habilitação e renovação de CNH no sudeste do Pará
O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) realizou neste mês exames práticos para primeira habilitação e renovação de CNH para pessoas com deficiência (PcDs) na região do sudeste paraense. Os exames foram realizados seguindo todo o protocolo destinado a PcDs, mediante a presença da junta médic, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e dos examinadores do Detran, que comprovam as condições físicas e psicológicas dos candidatos. As avaliações foram realizadas nas Ciretrans de Marabá e Parauapebas.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que autoriza a condução de um veículo, garantindo o cumprimento das normas de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O processo para obtenção da CNH por PcDs é o mesmo aplicado aos demais candidatos, diferenciando-se apenas na etapa do exame prático, que exige avaliação por uma junta médica para ser realizado e validado.
Durante os atendimentos realizados nos municípios, foram aprovados candidatos de CNH regular e do Programa Social CNH Pai D'égua, que destina parte das vagas para quem possui alguma deficiência.
O examinador de trânsito do Detran para PcDs, Juarez Castro, relatou que, no município de Parauapebas, todos os candidatos atendidos foram aprovados. Já em Marabá, entre os participantes avaliados, apenas um não passou no exame prático. “O resultado obtido nos atendimentos foi extremamente satisfatório para o setor responsável. Esperávamos um bom índice, com apenas um candidato reprovado, e alcançamos quase 100% de aprovação nos dois municípios”, afirmou Juarez.
O setor de exames do Detran realiza os agendamentos com as clínicas do município por meio de ofício, de acordo com a demanda, ficando a cargo da clínica informar e designar um médico para acompanhar o procedimento. As avaliações de PcDs contam com a presença do médico da clínica, do examinador de trânsito do Detran e de um representante do Cetran.
O examinador é responsável pela parte prática do exame, o médico realiza a avaliação clínica do condutor e o membro do Cetran verifica se o veículo atende às especificações do laudo emitido pela clínica.
Texto de Kelly Saraiva / Ascom Detran
