Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Polícia Civil promove I Simpósio de Políticas Antirracistas e Segurança Pública do Pará

Até esta quarta-feira (26) vão ser abordadas temáticas sobre políticas antirracistas e segurança pública

Por Jeniffer Terra (PC)
25/11/2025 13h19
'I Simpósio de Políticas Antirracistas e Segurança Pública promovido no auditório da sede da Polícia Civil, em Belém

A Polícia Civil do Pará promove, nestas terça-feira (25) e quarta-feira (26), o “I Simpósio de Políticas Antirracistas e Segurança Pública”, evento coordenado pela Academia de Polícia (Acadepol), e em parceria com a Diretoria de Atendimento à Grupos Vulneráveis (DAV). A iniciativa é alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro. 

“Ao promover ações formativas sobre políticas antirracistas, nós, da Polícia Civil, demonstramos nosso compromisso com os direitos humanos, com a cidadania e com a melhoria da relação entre as forças de segurança e a sociedade. Por isso, nós capacitamos os servidores para que eles possam compreender as raízes históricas e os impactos do racismo no dia a dia e esse é um passo essencial para a construção de uma segurança pública mais ética, justa e eficaz”, destacou a delegada Daniela Oliveira, diretora da Acadepol. 

Evento aborda temas dos direitos humanos e do exercício da cidadania

O simpósio, que é destinado aos servidores do Estado e à sociedade civil, acontece no Auditório “Delegada Ione Coelho”, onde são ministradas palestras e capacitações sobre a temática. No início da programação, nesta terça-feira, houve a palestra do Pai Denilson D’Oxaguiãn, gerente Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH). Ele falou sobre a importância da participação dos servidores da segurança pública como ferramenta de conhecimento no atendimento à violência racial.

Pai Denilson D’Oxaguiãn, gerente estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Seirdh, proferiu palestra

“É muito importante que existam essas oportunidades de letramento racial para que a gente tenha essa oportunidade de estar dialogando e, a partir daí, a gente tem como pensar numa perspectiva de mitigação desses impactos junto à juventude negra na periferia, junto às mulheres negras na periferia, junto à população preta LGBT, junto à população negra com deficiência. Ou seja, a população negra é diversificada e precisa de um atendimento qualificado”, explicou Pai Denilson D’Oxaguiãn. 

A organização do evento destaca que "o racismo não é apenas um problema de conduta individual, mas um fenômeno estrutural, que se manifesta nas diversas esferas da sociedade e combatê-lo através da segurança pública é essencial para o atendimento às vítimas de violência seja garantido, para isso se fez necessária a formação e sensibilização dos profissionais da segurança".