Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO ROXO
English Version

Ação na Santa Casa fortalece cuidados e vínculo entre famílias e bebês prematuros

Roda de conversa reuniu pais e mães na UCI para reforçar cuidados, acolhimento e a importância da amamentação

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
26/11/2025 15h26

Mães e pais de recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Santa Casa participaram, na tarde desta terça-feira (25), de uma ação desenvolvida por profissionais de enfermagem e fonoaudiologia do setor de neonatologia da Santa Casa, voltada para a orientação de mães e pais cuidadores de bebês prematuros. A atividade ocorreu no formato de uma roda de conversa com os responsáveis.

“Abordamos os cuidados com o bebê, o empoderamento dos cuidadores como participantes da equipe e sobre a amamentação do prematuro. Além das orientações, eles receberam acolhimento e brindes”, informou a fonoaudióloga Luana Kellyn Ferreira.

Para Valéria Cardoso, que deu à luz seu bebê quando estava na 36ª semana de gestação, as informações reforçaram a importância da amamentação para a saúde das crianças. “Eu tenho três filhos e amamentei, mas sempre me senti um pouco desconfortável, não era uma coisa que eu gostasse de fazer. Mas, com as orientações, eu vi o quanto que o aleitamento materno é importante para a saúde da criança e que a gente deve se esforçar para que o bebê mame quando for possível”, disse Valéria.

Referência

Na Santa Casa do Pará, são realizados, em média, nove mil partos por mês e mais de 20% dos bebês que nascem na maternidade são crianças de baixo peso e/ou prematuras.

Para garantir o atendimento de excelência a esses recém-nascidos, o hospital conta com uma equipe multiprofissional qualificada e uma estrutura moderna, além de equipamentos de alta tecnologia.

Desde 2013, a Santa Casa é o hospital credenciado pelo Ministério da Saúde como referência na área, sendo responsável pela capacitação de outras instituições de saúde na Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso-Método Canguru.