Jogos do Vida Ativa reúnem 600 idosos em dois dias de esporte e confraternização
Encerramento na Tuna Luso Brasileira celebrou vitalidade, movimento e alegria, reforçando o compromisso do governo do Pará com o envelhecimento saudável
Com sorrisos, danças e muitas medalhas, o segundo e último dia dos Jogos do Programa Vida Ativa reuniu cerca de 600 alunos da melhor idade, encerrando as atividades na manhã desta sexta-feira (28), na sede da Tuna Luso Brasileira. Além das competições, os participantes receberam o convite para o tradicional Baile das Flores, que será realizado no dia 2 de dezembro, no Mangueirinho. Foram dois dias intensos de celebração, integração e confraternização entre os alunos, em Belém.
O Programa Vida Ativa é desenvolvido pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e há mais de duas décadas promove saúde, convivência social e qualidade de vida para o público da terceira idade.
O secretário da Seel, Cássio Andrade, destacou o compromisso do governo do Estado com o envelhecimento ativo. “O Vida Ativa é um programa que transforma vidas. Ver a disposição, a alegria e a superação de cada participante reforça o quanto é importante investir em políticas públicas que estimulam movimento, saúde e bem-estar. Esses jogos são uma celebração do envelhecimento ativo e da vitalidade dos nossos idosos”, afirmou.
O professor Marcos Rabeira lembrou a trajetória da iniciativa, que já mudou a rotina de milhares de idosos ao longo de quase três décadas. “Esse programa já tem 26 anos e hoje nós terminamos a décima quarta edição dos jogos da terceira idade. Começou na quarta-feira com a abertura, uma visita nas instalações do Mangueirão. Na quinta-feira, teve a parte aquática, natação, pedalada e hoje nós encerramos com dominó, dama e queimada aqui na Tuna. Foi uma maravilha, elas adoraram e já querem de novo. Querem voltar logo ano que vem com os jogos”, disse.
Entre os participantes, a animação também foi destaque. A aposentada Selma Pires, de 67 anos, celebrou o momento com entusiasmo. “Estou muito contente de estar participando, pela primeira vez, estou me sentindo grata, porque vida saudável na nossa idade, é importantíssima e estou me sentindo plena, realizada e obrigada por tudo”, disse.
O evento que teve a cerimônia de abertura na quarta-feira (26), no Estádio Mangueirão, e, na quinta-feira (27), foi o primeiro dia de competição dos Jogos do Programa Vida Ativa, que contaram com as disputas nas modalidades aquáticas na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), em Ananindeua.
Os participantes competiram em pedalada na piscina com macarrão, nado livre com macarrão e nado livre sem macarrão, nas categorias masculino e feminino. As provas foram divididas em três categorias: A – 50 a 59 anos; B – 60 a 69 anos e C – 70 anos ou mais.
