Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Cosanpa apresenta ações do Prodesan Pará Lagos na Semana da Água 2025, em Buenos Aires, na Argentina

Projeto para recuperação dos lagos Água Preta e Bolonha é destaque no evento, promovido pelo Fonplata

Por Flávia Araújo (COSANPA)
01/12/2025 14h15

A Companhia de Saneamento do Pará foi convidada pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata – Banco de Desenvolvimento) para apresentar as ações do Prodesan Pará Lagos durante a Semana da Água 2025, em Buenos Aires, na Argentina. O painel integrou o evento “Água Alternativa: experiências no Mercosul frente ao estresse hídrico”, realizado no Metropolitan Design Center, reunindo especialistas de diversos países para discutir soluções de resiliência hídrica.

O encontro apresentou iniciativas adotadas por cidades do Mercosul diante do agravamento do estresse hídrico, incluindo projetos da Argentina, Uruguai e Brasil voltados ao reuso de água, à recuperação de mananciais e à proteção ambiental. Representando a Cosanpa, a engenheira Cleide Ferreira detalhou o conjunto de ações que compõem o Prodesan Pará Lagos.

Ela destacou que o projeto, que inclui obras de coleta e tratamento de esgoto em quatro bairros e dois municípios (Belém e Ananindeua), está alinhado às diretrizes internacionais de segurança hídrica e prevê intervenções estratégicas nos lagos Água Preta e Bolonha, responsáveis pelo abastecimento de mais de 70% da população da Região Metropolitana de Belém. As ações incluem dragagem, controle de macrófitas, retirada de sedimentos e proteção das áreas de captação. Segundo a engenheira, essas medidas dialogam com práticas adotadas por outros países do Mercosul e são essenciais para conter a degradação dos mananciais.

“Mostramos como as ações do Prodesan Pará Lagos vão aumentar a resiliência ao estresse hídrico. É um trabalho que envolve conservação ambiental, recuperação de lagos urbanos e também medidas estruturantes, como o sistema de esgotamento sanitário, que é fundamental para prevenir a poluição”, explicou a engenheira da Cosanpa.

O painel do Fonplata reuniu ainda representantes do IHE Delft, Corebe, Saae Indaiatuba e Aysam, com moderação do especialista do banco, Eduardo Bogado.

Prodesan Pará Lagos 

O Prodesan Pará Lagos, atualmente em fase final de assinatura com os bancos financiadores Fonplata e NDB, prevê investimento de US$ 100 milhões, mais US$ 25 milhões de contrapartida do governo do Estado. O projeto contempla a implantação de um cinturão de coleta de esgoto no entorno do Lago Água Preta, a construção de um novo módulo da Estação de Tratamento de Esgoto, além de ações estruturantes, como a retirada de macrófitas no Lago Bolonha e a remoção de sedimentos acumulados no Lago Água Preta.

O conjunto dessas intervenções tem o objetivo de proteger os mananciais que abastecem 70% da Região Metropolitana de Belém, garantir segurança hídrica de longo prazo e promover justiça climática e inclusão social, pilares que reforçam a importância estratégica do projeto para o Pará e para toda a região amazônica.