Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRIORIDADE

Governo realiza maior ciclo de investimentos em saúde pública da história recente do Pará

O fortalecimento e a ampliação da oferta de leitos e de hospitais regionais são estratégicos para descentralizar e acelerar os atendimentos

Por Giovanna Abreu (SECOM)
02/12/2025 08h30

Ampliação da rede física de leitos, unidades e hospitais, modernização dos equipamentos e descentralização dos atendimentos estão entre os principais focos do governo do Estado na atual gestão, de 2019 a 2025, que representam o maior ciclo de investimentos em saúde pública da história recente do Pará.

“Neste período, levamos estrutura e serviços especializados para regiões que, por décadas, estiveram distantes de cuidados essenciais no Estado. Cada entrega representa não apenas uma obra, mas dignidade, mais assistência e mais vida para os paraenses. Seguimos trabalhando para consolidar uma rede pública cada vez mais moderna, integrada e preparada para responder às necessidades da nossa população”, ressalta Ivete Gadelha, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém

Em 2019, o governo do Estado entregou o Hospital Dr. Abelardo Santos, reconstruído e ampliado; o Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, e o Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Sudeste do Pará, no município de Marabá. 

Além de todos os esforços direcionados para a pandemia de Covid-19, em 2020, o Estado entregou a Policlínica Metropolitana, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém; a reconstrução e ampliação do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; os hospitais regionais do Tapajós, em Itaituba, e Baixo Tocantins Santa Rosa, em Abaetetuba; o Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos, no município de Altamira; o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea) no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), além do lançamento do Programa Obesidade Zero, no Hospital Jean Bitar.

Equipamentos - Em 2021 e 2022, o Estado avançou com as entregas de equipamentos públicos na área da saúde, a exemplo dos centros de Hemodiálise do Hospital Regional do Tapajós e do Marajó; policlínicas de Caetés, em Capanema, e de Tucuruí, que também ganharam Natea. O Projeto Casulo, iniciado para reestruturar o atendimento de pessoas transexuais, também ganhou destaque nesse período, assim como as aquisições de equipamentos, como novas máquinas de ultrassom, cardioversores e desfibriladores para o Hospital Jean Bitar e Centros Regionais de Saúde.

O governo do Estado entregou, em Belém, o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em 2023. No mesmo ano, entregou a Unidade de Referência Especializada Demétrio Medrado (URE); o Hospital Regional Público de Castanhal – Oncologia; o Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte; o Centro de Hemodiálise do Hospital Regional e o Hospital Municipal de Jacundá.  

Uma das principais entregas de 2024 na capital paraense foi o Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo, na Avenida Augusto Montenegro. A estudante Sarah Layne, 24 anos, moradora do bairro Tenoné, foi internada no espaço e aprovou o atendimento recebido. “Fiquei internada 11 dias por conta de uma cirurgia e correu tudo bem. Ótimos profissionais. Fui muito bem atendida. Há equipamentos, limpeza e comodidade”, diz a Sarah. 

Entre outras entregas de 2024, ganham destaque: Ambulatório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Centro de Cuidados Paliativos do Hospital Ophir Loyola; Hospital Regional Menino Jesus, em Oriximiná; Centro de Medicina Hiperbárica do Hospital Metropolitano (HMUE), em Ananindeua; Centro de Hemodiálise do Hospital Regional da PA-279 e do Hospital Geral de Tailândia e Hospital Regional de Rio Maria; além dos hospitais municipais de Tucumã, Sapucaia, Bannach, Cumaru do Norte, Vigia de Nazaré, Santana do Araguaia, Eldorado do Carajás, São Domingos do Capim, Aveiro e Monte Alegre. Também foram entregues, nesse período, 166 veículos, sendo 42 equipados com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, e os demais de simples remoção.

Ultrassom e cardioversores - O Governo do Pará, por meio da Sespa, investiu R$ 3.875.000.00 na aquisição de 25 aparelhos de ultrassonografia. Além disso, o governo entregou cardioversores e desfibriladores para diversos municípios. 

Em 2025, foram entregues novos blocos no Hospital de Clínicas e Hospital Regional de Castanhal, além do Hospital da Mulher do Pará, que recebeu um investimento superior a R$ 155 milhões; a Policlínica/Natea Carajás, em Marabá, o Hospital de Itupiranga e o Hospital Municipal de Curralinho. 

Moradora de Rondon do Pará, a lavradora Ana Paula Leite, 28 anos, recebeu atendimento na Policlínica de Carajás. “Eu fui encaminhada para consulta especializada com urologista. Foi a minha primeira vez aqui e tive um atendimento maravilhoso. O espaço é muito bom. Que essa equipe continue trabalhando maravilhosamente”, conta  Ana Paula. 

A comerciante Luciene Uchoa, 51 anos, moradora de Jacundá, foi atendida no novo Hospital da Mulher, onde passou por uma histeroscopia. “Fiz todos os exames necessários, e recebi um atendimento maravilhoso. As pessoas são muito cuidadosas e muito atenciosas. A unidade reforça a importância da mulher se proteger e se prevenir. Me senti muito feliz em ter um hospital referência para cuidar de todas nós”, acrescenta.