Em Capanema, Hospital Regional contabiliza atendimentos especiais do Novembro Azul
Ação contou com o 'Café da Conscientização' sobre câncer de próstata, conduzido pelo médico José Marcos, na área externa do refeitório
Referência em média e alta complexidade no nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, iniciou, no último dia 25 de novembro, a programação preventiva em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação foi encerrada, na segunda-feira (1º), e contabilizou mais de 120 atendimentos entre orientações, atividades educativas e serviços ofertados aos usuários e colaboradores.
A programação contou com agenda o “Café da Conscientização” sobre câncer de próstata, ministrado pelo médico José Marcos, gastroenterologista e cirurgião geral, no espaço externo do refeitório da unidade. Também houve serviços de beleza como corte de cabelo gratuito, realizado em parceria com a Barbearia Prianzo, beneficiando pacientes e acompanhantes.
Para Fabiane Costa, presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a programação do Novembro Azul no HRPC cumpriu seu papel de aproximar o tema da rotina de usuários e colaboradores. “Nosso objetivo foi promover momentos simples, porém significativos, que facilitassem o acesso à informação e ao cuidado. As ações foram planejadas para que o público se sentisse acolhido e encontrasse um espaço aberto para dialogar sobre saúde”.
Fabiane destacou que a participação do público foi expressiva, o que reforça a importância de iniciativas similares para o incentivo da atenção à saúde pelo próprio público masculino.
Marciano de Araújo Farah, de 46 anos, residente no município de Capanema, encontrava-se internado após sofrer um acidente que resultou em uma luxação na perna direita. Durante a internação, ele participou da ação de corte de cabelo solidário realizada pelo GTH. “Esses cuidados fazem diferença enquanto a gente está no hospital. Cortar o cabelo e a barba ajuda a gente a se sentir melhor até chegar o momento da alta”.
Dados - Estimativas do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que o Brasil registra cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no período de 2023 a 2025, mantendo a doença como o tipo de câncer mais frequente entre os homens. A taxa estimada é de aproximadamente 67,9 casos para cada 100 mil homens, com maior incidência nas faixas etárias acima dos 50 anos.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés - CHC integra a rede estadual de saúde do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema. Mais informações pelo telefone (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC
