Uepa seleciona para mestrado e doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia
Cursos são vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa e desenvolvidos em parceria com o Instituto Evandro Chagas (IEC)
As inscrições nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia (PPGBPA), para o preenchimento de vagas complementares, começam, nesta quarta-feira (3), e vão até 16 de janeiro de 2026. O PPGBPA é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e desenvolvido em parceria com o Instituto Evandro Chagas (IEC).
Serão ofertadas 24 vagas no total, sendo 12 para o mestrado e 12 para o doutorado. Há vagas para docentes, servidores técnicos-administrativos do quadro efetivo da Uepa e do IEC, vagas para ampla concorrência e para pessoas com deficiência (PcD).
Conforme o edital 132-2025, para o mestrado as vagas são para graduados com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas das ciências biológicas, da saúde ou áreas afins. A participação de estrangeiros será decidida pela comissão do processo seletivo.
Para o doutorado, os interessados devem ter título de mestre em programas de pós graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que tenham publicado pelo menos um artigo científico em revista indexada na Capes, nos últimos cinco anos.
A inscrição ocorrerá somente por meio do formulário eletrônico disponível na página de inscrição até o dia 16/01. Pode ser concedida a isenção de pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo aos candidatos com deficiência e para pessoas com hipossuficiência econômica inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), cujo requerimento de isenção pode ser feito nos dias 3 e 4 de dezembro.
Os cursos de mestrado e doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia, recomendados pela Capes (nível 4), são estruturados na área de concentração Biologia de agravos infecciosos na Amazônia, e em três linhas de pesquisa: Epidemiologia de Microrganismos e Parasitos; Fisiopatologia Humana e Experimental de Processos Infecciosos; Morfofisiologia e Genética dos Agentes Infecciosos, Parasitários e Vetores de Endemias na Amazônia. As aulas teóricas são desenvolvidas no Campus II do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/Uepa), em Belém, ou no Instituto Evandro Chagas, no município de Ananindeua.
De acordo com o edital, o processo seletivo é composto de três fases. A primeira fase consta de prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase, de caráter classificatório, será composta pela análise do Currículo Lattes, com produção dos últimos cinco anos. A terceira fase será a entrevista, de caráter classificatório, apenas para o doutorado, composta de entrevista com os candidatos aprovados na primeira e segunda fase da seleção. Os interessados devem estar atentos a todas as regras do edital publicado no site da Uepa.
Os candidatos aprovados poderão receber bolsas de estudo, dependendo da disponibilidade de quotas pelo Programa junto à Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), conforme a ordem de classificação, seguindo as normas definidas pela Comissão de Avaliação de Bolsas do PPGBPA.
Datas importantes:
Inscrições de 3 de dezembro de 2025 a 16 de janeiro de 2026.
Prova escrita: dia 2 de fevereiro de 2026.
Divulgação do resultado final: 10 de março de 2026
Matrículas: 11 e 12 de março de 2026.
