Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Pará participa de Encontro Nacional de Inteligência em Segurança Pública em Brasília

Evento promovido pelo Ministério da Justiça busca o aprimoramento e alinhamento das ações para o combate mais eficiente à criminalidade no país

Por Walena Lopes (SEGUP)
03/12/2025 11h13
Em Brasília (DF), representantes das forças de segurança do Pará no Encontro Nacional de Inteligência até esta quarta-feira (3)

Representantes dos órgãos de inteligência das forças de segurança do Pará, estão reunidos, em Brasília (DF), para o “Encontro Nacional dos Chefes de Órgãos de Inteligência de Segurança Pública - ENCHOI 2025”, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência. O encontro visa o aprimoramento das ações de inteligência no Brasil e o alinhamento estratégico para o combate mais eficiente à criminalidade no país. 

O encontro é essencial para alinhar estratégias, compartilhar experiências e avançar ainda mais na construção de uma inteligência de segurança pública moderna e eficiente, condição necessária para o alinhamentos das ações integradas entre as agências de inteligência do país em combate a criminalidade.

O secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal do Pará, delegado André Costa, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) ressalta a importância do encontro que volta às suas atividades desde 2018.

Secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal do Pará, delegado André Costa: "Evento alinha ações", destaca ele.

“O ENCHOI, que é o encontro dos chefes de órgãos de inteligência, acontece agora, depois de sete anos sem nenhuma realização desse encontro. O importante é que neste evento estão reunidos, no mesmo local, com apresentações, palestras, debates, os órgãos de segurança pública da área da inteligência, os quais podem apresentar seus desafios e conquistas na seara de inteligência. O Pará está presente com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e ainda,  da Secretaria de Segurança Publica e Secretaria de Administração Penitenciária. A importância dessa reunião, principalmente, é para nivelar informações, doutrina, protocolos, mas também para que estes órgãos tragam para debate os problemas regionais, desafios em seus estados, que vivenciam para serem trabalhados num plano muito mais amplo e integrado, tendo em vista que a criminalidade organizada possui caráter interestadual e transacional”, ressaltou. 

O secretário destaca também os processos de ações que são desencadeados a partir dos planos e discussões apresentadas no encontro. “Durante as palestras e apresentações podemos desenvolver ações que tenham reflexos nas políticas públicas, seja nos recursos ou nos direcionamentos, mas principalmente na atualização da nossa legislação. Então acredito que essa retomada do ENCHOI tem muito a contribuir para a segurança pública nacional com reflexo nos estados, pois aproxima aqueles agentes que produzem o conhecimento nas três esferas do poder, a operacional, tática e estratégica, para que num novo modelo de governança em segurança pública conte a interação e integração dos órgãos estaduais, federais e municipais” concluiu, André Costa.

O evento iniciado na última segunda-feira, 1º de dezembro, finaliza as suas atividades nesta quarta-feira, 3, e reúne profissionais de segurança pública de todo o país para discutir estratégias, integração e inovação no Sistema de Inteligência. O encontro é totalmente dedicado ao fortalecimento e aprimoramento das ações de inteligência no Brasil, com objetivo de alinhar estratégias, compartilhar experiências e avançar na construção de uma inteligência de segurança pública moderna e mais eficiente.

Participam do encontro também os representantes da inteligência da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Polícia Militar do Pará , Polícia Civil e Corpo de Bombeiro Militar do Pará, além dos demais representantes das agências e órgãos de inteligência dos demais estados do país e da União.