“Vem Louvar Pará” terá esquema de segurança reforçado
Mais de 500 agentes integrados e mais de 100 viaturas vão atuar nos dois dias de programação
Promovido pelo Governo do Pará, o festival “Vem Louvar Pará 2025”, que será realizado nos dias 04 e 05 de dezembro, no estacionamento do Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença “Mangueirão”, contará com um esquema de segurança reforçado com mais de 500 agentes integrados e mais de 100 viaturas nos dois dias de programação. Toda a estratégia de segurança será coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com órgãos de segurança e trânsito estadual e municipal.
O evento contará com grandes nomes da música cristã nacional com apresentações de shows de músicas gospel, a partir das 19h e estrutura completa, incluindo praça de alimentação e espaço para caravanas. Para isso, o Governo do Estado, por meio do sistema de segurança, planejou as ações a fim de garantir um lazer tranquilo na chegada do público, no atendimento de ocorrências e na dispersão do público ao final dos shows, explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“O esquema de segurança foi meticulosamente planejado e está sendo implementado em estrita coordenação entre todas as forças de segurança do Estado – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e demais forças. Trabalhamos em camadas de proteção, abrangendo desde o perímetro externo até a área central do evento. Contaremos com reforço de efetivo, monitoramento estratégico por videomonitoramento e equipes de resposta rápida preparadas para qualquer eventualidade”, disse.
Segurança e prevenção - As equipes estarão em prontidão atuando nas ações preventivas e ostensivas, com objetivo de coibir e inibir delitos e ações criminosas, realizando rondas e patrulhamento permanentes, com apoio total de 100 viaturas e 24 equipes da cavalaria da Polícia Militar, distribuídos entre os dois dias de evento. A abertura do estacionamento (lado B) para veículos será a partir de 16h e a abertura para o público às 17h.
O evento contará com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC) da Segup, para dar maior suporte nas ações de monitoramento desenvolvidas pelos agentes públicos, assim como no registro de ocorrências e ainda terá a Central Integrada de Monitoramento Eletrônico da Seap. O Centro funcionará a partir desta quinta-feira (04), para a primeira noite de shows.
Equipes da Segup, por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS) em conjunto com a Diretoria De Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, farão ações de divulgação de campanhas de segurança como o cadastros dos Imeis dos aparelhos de celular no Alerta Celular Pará, que facilita a verificação de aparelhos com registro de furto ou roubo por agentes de segurança com o uso o IMEIGUARD. As equipes também farão a distribuição de pulseiras para identificação de crianças que estiverem presentes no evento.
Atividades e serviços - Durante a programação estão previstos o patrulhamento ostensivo da Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal, no local e no entorno do evento, além da fiscalização e orientação do trânsito, pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL), nas vias de acesso ao estacionamento do Mangueirão com foco na segurança e fluidez do trânsito.
A Delegacia do Torcedor e Grandes Eventos, localizada dentro do Estádio, reunirá as equipes de Polícia Civil para realização de procedimentos policiais relacionados ao evento.
O Batalhão de Polícia de Eventos atuará com apoio nas rondas e patrulhamento tanto no estacionamento do Mangueirão, quanto no entorno do evento, e ainda nas vias de acesso, a fim de inibir ações criminosas e garantir a maior segurança do público.
A Secretaria de Administração Penitenciária fará o controle de monitorados nas proximidades do estádio, criando uma zona de exclusão para que indivíduos que estejam sob liberdade monitorada não frequentem os espaços próximos ao evento, através do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR), nos casos de impedimentos legais.
