Seel promove noite de dança e emoção na 13ª edição do Baile das Flores
Evento reuniu mais de 600 participantes, entre alunas da melhor idade e familiares, celebrando mais um ano de atividades
Uma noite de dança, alegria e confraternização marcou a terça-feira (2), durante a 13ª edição do Baile das Flores, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento reuniu mais de 600 participantes, entre alunas da melhor idade e familiares, celebrando mais um ano de atividades do Programa Vida Ativa.
A festa ocorreu na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém, e contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, do secretário adjunto Zé Francisco, do secretário municipal de Esporte de Belém, Gleisson Oliveira, além de diretores da Seel.
O secretário da Seel, Cássio Andrade, entrou no salão acompanhado de uma das debutantes e dançou a tradicional valsa. Em seguida, destacou a importância do evento para o fortalecimento das ações do Programa Vida Ativa.
“Mais uma edição do Baile das Flores, evento que realizamos anualmente, dedicado aos participantes do Vida Ativa. No fechamento do ano, celebramos esse momento tão especial na vida delas, com suas famílias. O Governo do Pará e a Seel realizam novamente essa grande festa com muita alegria”, afirmou o secretário.
A aposentada e debutante Cléa Teixeira, 68 anos, emocionou-se ao participar de mais uma edição do baile, desta vez acompanhada da mãe, de 92 anos. “Todos os anos participo, como debutante ou convidada. Eu trouxe toda a minha família e minha mãe, de 92 anos. Ela adorou o baile. É muito especial esse evento que o Governo do Pará promove para nós”, disse.
Marlin Costa também comemorou o convite recebido para participar da festa, revelando gratidão pela oportunidade. “Estou imensamente feliz, porque é a primeira vez que participo. Não sou debutante, mas fui convidada pelo secretário Cássio Andrade e fiquei emocionada. Tenho muito a agradecer. Essa festa dedicada à terceira idade é maravilhosa, e espero que continue sempre”, declarou.
O Baile das Flores, que chega à sua 13ª edição, é marcado pela realização de sonhos de muitas mulheres que nunca tiveram um baile de debutantes. A programação segue o protocolo tradicional, com entrada solene, vestidos longos, maquiagem especial e a valsa ao lado de militares das Forças Armadas.
Voltado para pessoas acima de 50 anos, o evento integra as ações do Programa Vida Ativa na Terceira Idade, que possui núcleos na Tuna Luso Brasileira, em Belém, e na Asalp, em Ananindeua. O objetivo é promover saúde física e mental, elevar a autoestima e proporcionar bem-estar aos participantes.
Eventos realizados pela Seel no Programa Vida Ativa em 2025
Ao longo do ano, a Seel desenvolveu uma programação especial voltada ao público da terceira idade, reforçando o compromisso com o envelhecimento ativo e saudável. Entre os destaques, estão:
Baile de Carnaval - abertura do calendário anual de festividades é o único evento aberto para todas as associações de idosas, com festa temática que garantiu alegria, fantasias e muita dança, realizado no Mangueirinho.
Baile da Saudade do Vida Ativa – festividades celebrando memórias afetivas e promovendo reencontros. Este ano foi realizado na Casa da Seresta.
Jogos do Vida Ativa – competição esportiva que incentiva a prática regular de atividades físicas, integração e espírito esportivo.
Festa Junina do Vida Ativa - remete à quadrilha e a diversão das idosas realizadas nos núcleos da Tuna Luso Brasileira, em Belém e Asalp, em Ananindeua.
Comemoração do Dia do Idoso - a Seel realiza nos polos uma festa com brincadeiras aos participantes.
Mini-Círio na Asalp e na Tuna - o evento é celebrado nos polos da Tuna Luso e Asalp, com a presença de um padrão, e a realização de uma procissão com as idosas segurando a corda.
Baile das Flores – encerrando o calendário festivo, celebrando sonhos, beleza e a valorização da terceira idade.
