UsiPaz oferecem cursos para fortalecer a renda das comunidades nas festas de fim de ano
As formações fazem parte da programação especial do Governo do Estado para incentivar o aprendizado, ampliar oportunidades profissionais e apoiar a geração de renda
As Usinas da Paz estão promovendo, ao longo do mês de dezembro, uma série de cursos de capacitação profissional voltados para a produção de ceias natalinas, artigos para presente e itens de decoração, além de oficinas de mesa posta com temáticas festivas. As formações fazem parte da programação especial desenvolvida pelo Governo do Estado para incentivar o aprendizado, ampliar oportunidades profissionais e apoiar a geração de renda das comunidades atendidas pelos complexos sociais durante as festas de fim de ano.
Os cursos têm atraído moradores interessados tanto em aprimorar habilidades culinárias e criativas quanto em transformar o conhecimento em fonte de renda extra durante o período festivo. As aulas incluem preparo de pratos clássicos do Natal, técnicas de apresentação, precificação, uso correto de ingredientes, organização de mesa, harmonização de cores e montagem de ambientes.
A moradora do bairro da Cabanagem, em Belém, Lídia Carolina, aluna do curso de receitas natalinas, contou que, a partir do aprendizado adquirido, começou a atuar no ramo da gastronomia. “Estou achando esse curso maravilhoso, com muito aprendizado. Eu nunca tinha trabalhado com culinária, mas, depois que comecei o curso aqui na Usina da Paz, aprendi mais sobre pesagem, uso dos ingredientes e agora estou ganhando meu dinheirinho”, relatou.
Priscila Costa, também moradora do bairro da Cabanagem, afirma que pretende utilizar os conhecimentos adquiridos para iniciar na venda de alimentos. “Eu achei o curso excelente. Me senti muito bem e pude aproveitar bastante para aprender muitas coisas. É algo que vai me ajudar financeiramente. Eu nunca trabalhei para fora, mas, após o curso, é algo em que pretendo investir para o futuro”, disse.
Já no bairro da Terra Firme, também na capital, a moradora Alexandra Oliveira contou que o curso veio para aprimorar seus conhecimentos. “Eu já fiz vários cursos aqui na Usina da Terra Firme e é algo que tem agregado muito conhecimento e renda extra. Eu já trabalhava com a venda de doces e agora estou aprimorando meus conhecimentos”, declarou.
A professora do curso de gastronomia, Thayana Souza, destaca que a programação é voltada para incentivar os moradores a investirem em produtos vendáveis para o Natal e o Ano Novo. “Queremos transformar os alunos para que eles possam adquirir conhecimento e aproveitar as oportunidades de venda nesta época do ano, que é muito boa para quem deseja garantir uma renda extra”, explicou.
Conhecimento que transforma vidas
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, destaca a importância das capacitações para fortalecer o empreendedorismo comunitário.
“Essas formações mostram, na prática, que conhecimento transforma vidas. Quando oferecemos qualificação, abrimos caminhos para que mais pessoas encontrem segurança financeira, autoestima e novas possibilidades profissionais. E o período natalino é uma excelente oportunidade para que essas habilidades se tornem renda real”, ressaltou.
O titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Victor Dias, ressalta que a programação é pensada para acompanhar as demandas do mercado.
“O Governo do Estado, por meio da Sectet, tem investido em qualificação para ampliar oportunidades. Por meio do programa Pará Profissional, estamos oferecendo cursos que incentivam o empreendedorismo e ajudam alunos e alunas a conquistarem uma renda extra neste fim de ano”, destacou o gestor.
Serviço – As atividades seguem ao longo do mês de dezembro em todas as Usinas da Paz. Mais informações sobre as programações natalinas podem ser consultadas presencialmente em cada unidade ou por meio do Instagram oficial: @usinasdapaz.
