Cosanpa faz oficina natalina em Alter do Chão e contribui para geração de renda de famílias
Ações sociais envolveram também, palestras para a terceira idade e cursos profissionalizantes na região oeste do Pará
Elizandra de Sousa, moradora de Alter do Chão, na região oeste do Pará, é auxiliar de cozinha na vila balneária, e descobriu neste fim de ano uma nova oportunidade de renda. Participante da oficina de enfeites natalinos, promovida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), ela já saiu da atividade com encomendas garantidas.
“Vou fazer para vender, gosto muito de aprender essas coisas. Vou começar e já tenho encomendas”, contou Elizandra, animada com a chance de transformar criatividade em renda.
A oficina, realizada pela Assessoria de Programas Sociais da Cosanpa, teve como foco estimular habilidades artesanais e proporcionar novas possibilidades de renda para os moradores, que transformaram materiais simples como folhas de EVA em enfeites criativos e vendáveis.
Além da oficina, a programação incluiu ações voltadas ao bem-estar da comunidade. No mesmo período, a equipe do social realizou uma série de palestras e atividades para a terceira idade.
“Nosso objetivo foi proporcionar um momento de qualidade, diversão e alegria, destacando a importância das atividades físicas e de uma boa alimentação”, explicou a técnica social da Cosanpa, Tamilis da Silva.
Moradores do município de Alenquer, também foram contemplados com ações, onde foi ofertado o curso de Logística e Almoxarifado. A formação foi concluída com entrega de certificados a todos os participantes. O curso abordou desde noções básicas de armazenagem até controle de estoque e movimentação de materiais, ampliando as oportunidades de inserção no mercado.
A técnica social da Cosanpa, Iracy Monteiro, destacou a importância do curso e o que foi repassado aos participantes.
“Durante o curso os participantes receberam instruções sobre armazenagem, controle de estoque e movimentação de materiais, o que poderá ajudá-los a entrar no mercado de trabalho já capacitados.” Pontuou a técnica.
As ações integram uma série de iniciativas sociais da Cosanpa voltadas ao fortalecimento comunitário e capacitação profissional nas regiões contempladas com obras da Companhia.
Nos próximos dias, dois cursos gratuitos estarão disponíveis para a comunidade, de confecção de redes artesanais e produção de doces e salgados., beneficiando mais de 20 moradores e moradoras.
Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa
