Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE FLUVIAL

Terminal Hidroviário da Tamandaré completa 30 dias com quase 100 mil passageiros e reforço nas viagens para Cotijuba

Novo terminal marca a virada da mobilidade fluvial em Belém e reforça a presença do Estado no cuidado com o transporte público

Por Rosivaldo Almeida (Artran)
05/12/2025 11h13

Em apenas 30 dias de funcionamento, o Terminal Hidroviário da Tamandaré se consolidou como um dos equipamentos públicos mais simbólicos da nova fase urbana de Belém. A mudança das operações do antigo embarque do Ver-o-Peso para um espaço maior e com mais conforto era aguardada há anos e hoje é percebida como um acerto pela população. Para o diretor-geral da Artran, Luciano Dias, o primeiro mês deixa claro que a transição foi abraçada pelos usuários.

“A Artran está muito feliz em perceber que as pessoas acolheram essa mudança. Os passageiros reconhecem o papel fundamental dos nossos controladores para garantir segurança, meia-passagem, gratuidade, organização e respeito aos direitos de todos. É gratificante ver o quanto o terminal já faz diferença na rotina das famílias", destaca o gestor.

Os dados reforçam essa percepção. Entre 5 de novembro e 4 de dezembro, 97.038 passageiros utilizaram o terminal, distribuídos em semanas de fluxo intenso, uma média de 3.234 pesssoas diariamente somente no trecho Belém/Barcarena/Belém e São Francisco/Barcarena/Belém.

Foram 20.174 pessoas na primeira semana, 18.098 na segunda, 20.826 na terceira e 21.688 na quarta, além de 7.080 passageiros nos dias 3 e 4 de dezembro. O dia de maior movimento foi 1º de dezembro, quando o terminal registrou 3.854 embarques, o maior fluxo diário do primeiro mês de operação. Atualmente, o terminal opera viagens a cada 30 minutos para Barcarena, das 5h50 às 18h30, o que representa cerca de 26 operações diárias somente nessa rota. 

A reorganização da operação trouxe impactos diretos também na segurança. Com a presença permanente da Polícia Militar e da Guarda Municipal, as rondas no entorno, trapiche e flutuante garantem ambiente seguro mesmo nos horários de maior circulação. A vendedora Luciene Andrade, que embarca diariamente para trabalhar no centro de Belém, reforça essa percepção. “O fluxo é grande, mas é tudo muito organizado. A presença da PM e da Guarda deixa a gente tranquila. Hoje eu embarco com outra confiança.”

No fluxo metropolitano, a rota Belém-Barcarena se destaca pelo volume de estudantes e trabalhadores que dependem do serviço diariamente. A viagem extra às 22h, exclusiva para estudantes, tem sido um dos diferenciais mais elogiados. É o caso de Paulo Roberto, aluno que mora em Barcarena.

“Consigo estudar até mais tarde e voltar pra casa com segurança e conforto. Às vezes chego mais cedo aqui e fico contemplando a paisagem, admirando esse lugar incrível! O terminal é confortável e a operação é muito mais organizada do que antigamente", pontua o estudante.

″O terminal é bonito, seguro e a Artran está sempre presente acompanhando tudo″

Cotijuba - Mas o grande salto de demanda veio principalmente das viagens para Cotijuba, que se tornaram uma das rotas mais procuradas desde a abertura do terminal. Para atender o crescimento do público, a empresa operadora ampliou os horários e implantou voltas no mesmo dia, atendendo a um pedido antigo da população da ilha. A artesã Marta Siqueira celebra a mudança.

“A gente sempre sonhou ter mais opções de horário e poder voltar no mesmo dia sem aperreio e aqui pertinho do centro de Belém é uma conquista indescritível. Agora ficou muito mais tranquilo. O terminal é bonito, seguro e a Artran está sempre presente acompanhando tudo”, garante a cotijubense.

Atualmente, os horários para Cotijuba funcionam assim:

Segundas-feiras:

- Tamandaré / Cotijuba: 8h, 12h e 17h

- Cotijuba / Tamandaré: 5h30, 10h e 16h

Terças, quartas e sextas-feiras:

- Tamandaré / Cotijuba: 12h

- Cotijuba / Tamandaré: 5h40

Sextas-feiras:

- Tamandaré / Cotijuba: 8h, 12h

- Cotijuba / Tamandaré: 5h30, 10h

Sábados:

- Tamandaré / Cotijuba: 8h, 12h e 17h

- Cotijuba / Tamandaré: 5h30, 10h e 16h

Domingos:

- Tamandaré / Cotijuba: 9h e 17h

- Cotijuba / Tamandaré: 16h

O espaço - Com 1,3 mil metros quadrados de área construída, o Terminal Hidroviário da Tamandaré redefine o padrão de mobilidade fluvial na capital. O espaço conta com flutuante coberto, lanchonete, restaurante, banheiros, salas administrativas, área de espera, lojas e guichês. O terminal funciona das 5h às 23h e é admistrado pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH).