Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA DE PAZ

PC promove prevenção e educação contra violência de vulneráveis no ‘Vem Louvar Pará’

Ação é realizada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis

Por Esther Pinheiro (PC)
05/12/2025 13h01
Polícia Civil coloca pulseira de identificação em menina, medida preventiva em eventos com grandes aglomerações

A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), esteve presente no evento “Vem Louvar Pará”, na quinta-feira (4), executando ações estratégicas de prevenção e enfrentamento às violências contra mulheres, crianças e adolescentes.

Durante a atividade, foram distribuídas pulseiras de identificação para crianças, medida adotada como prevenção ao desaparecimento infantil em grandes aglomerações. “A iniciativa integra as ações permanentes do Setor de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (SILCADE), unidade vinculada à Divisão de Atendimento a Crianças e Adolescentes (DATA), atuação fundamentada nos princípios da proteção integral previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, relatou a Delegada Titular da DAV, Emanuela Amorim.

Além das ações educativas e preventivas, a equipe especializada permaneceu de prontidão para atendimento, através do projeto “Deam nos Estádios”. “Esse projeto procura assegurar resposta célere e humanizada às situações emergenciais, em conformidade com os protocolos institucionais de proteção às mulheres”, disse a delegada responsável pelo plantão, Adriany Carvalho.

Ao longo da programação, mais de duas mil pessoas foram abordadas e informadas sobre os canais oficiais de denúncia, direitos fundamentais e medidas de prevenção às violências. A medida reforça o compromisso da Polícia Civil do Pará com políticas públicas de cuidado, proteção e segurança.

Além da Divisão de Atendimento a Grupos Vulneráveis, a Polícia Civil também esteve presente por meio da Delegacia de Proteção ao Torcedor e Grandes Eventos (DPTGE), que reforçou a segurança durante o evento.

*Texto de Jacqueline Costa, estagiária, sob supervisão de Esther Pinheiro / Ascom PCPA