Governo do Pará entrega UTIs Adulto e Neonatal no Hospital Regional de Tailândia
Entrega amplia a estrutura hospitalar disponível e fortalece a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou nesta sexta-feira (5), as novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional de Tailândia, na região do Baixo Tocantins. A entrega marca mais um avanço significativo para a rede estadual de saúde da região, ampliando a estrutura hospitalar disponível e fortalecendo a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico.
O novo complexo é composto por 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI neonatal, todos equipados com tecnologia moderna e estrutura completa, e contou com investimentos do Governo do Pará na ordem de R$ 8.236.240,60. A administração das unidades será feita pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável também pela contratação de profissionais.
Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho reforçou a importância dos investimentos e equipamentos para a população da região. “É um momento importante para o município de Tailândia e também para o Estado do Pará. É um trabalho que já vem desde a época do então prefeito Macarrão e, hoje, se torna realidade, garantindo que o atual prefeito Lauro Hoffmann estaria entregando. E esse é o momento exato para que Tailândia possa prosperar com relação à saúde. Hoje nós estamos avançando fortemente, trazendo um equipamento fundamental para salvar vidas, para ampliar a rede de serviços de saúde, trazendo leitos de UTI adulto, leitos de UTI neonatal, garantindo que o nosso hospital regional, possa, com esses equipamentos, junto com a hemodiálise e toda a estrutura disponível, ser uma ferramenta para salvar a vida da população da região”.
O governador também destacou que o novo serviço vai reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades. “Não vai mais precisar botar paciente em avião ou ambulância para ir para uma UTI. Agora é aqui em Tailândia, para cuidar do povo da cidade, mas também para atender Goianésia, Moju, Abaetetuba e toda esta região com saúde cada vez melhor. Vamos continuar os investimentos em pavimentação, habitação, equipamentos públicos importantes”.
A vice-governadora Hana Ghassan reforçou o compromisso do Estado com políticas públicas integradas. “Hoje estamos fazendo uma entrega importante na área da saúde. A saúde é prioridade, mas a educação também é. Estamos aqui fazendo a reforma da Escola São Francisco de Assis, vamos entregar a Escola Eriberto Jasper e estamos finalizando a creche do programa Creche por Todo Pará. É muito bom ver investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Tailândia é um município fundamental para o desenvolvimento do Estado”.
Representando a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira, ressalta que a entrega das novas UTIs do Hospital Regional de Tailândia marca um avanço importante para a assistência hospitalar do Baixo Tocantins. “Esta entrega reforça o compromisso do Governo do Pará em ampliar o acesso a cuidados intensivos e garantir que a população da 6ª Regional de Saúde tenha atendimento especializado mais próximo de casa. Com os novos leitos adulto e neonatal, o Hospital passa a contar com uma estrutura moderna, preparada para oferecer mais segurança, resolutividade e acolhimento. É um investimento que fortalece a rede pública, reduz deslocamentos e melhora diretamente o cuidado prestado às famílias da região.”
A coordenadora da UTI Neonatal, Silmara Almeida, explicou o funcionamento do setor e destacou sua importância para os recém-nascidos da região. Ela afirmou que a ala neonatal está apta a receber bebês de Tailândia e de outras regiões do Estado, conforme a necessidade da rede. Para Silmara, a estrutura representa um marco para a saúde pública. “A UTI Neonatal conta com incubadoras, monitores multiparamétricos, ventiladores mecânicos e bombas de infusão, equipamentos essenciais para acompanhar cada sinal vital do recém-nascido. O bebê prematuro precisa de suporte contínuo para se adaptar fora do útero, e por isso a UTI funciona como um verdadeiro ‘útero humano’, oferecendo as condições necessárias para garantir estabilidade, segurança e cuidado especializado”.
A coordenadora da UTI Adulto, Elizandra Meirelles, destacou que os novos leitos representam um avanço para o atendimento de pacientes graves. Segundo ela, a unidade dispõe de equipamentos modernos, como monitores multiparamétricos, ventiladores mecânicos e bombas de infusão. “O perfil do paciente da UTI exige monitoramento contínuo e recursos tecnológicos avançados. Aqui no HGT dispomos de todos os equipamentos necessários para esse atendimento crítico”.
Elizandra também ressaltou que a humanização é prioridade. “Desde o início pensamos em uma UTI de portas abertas, com participação ativa da família. Sabemos que é um ambiente de fragilidade e, por isso, nossa equipe é treinada para acolher o paciente e os familiares, garantindo cuidado integral e humanizado.”
Com as novas UTIs, o Hospital Regional de Tailândia passa a atender pacientes de Tailândia, Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju e outras localidades da 6ª Regional de Saúde, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o serviço de alta complexidade na região do Baixo Tocantins.
“A entrega das novas UTIs é mais um investimento importante do Governo do Estado na saúde da nossa região. Agradecemos ao governador Helder Barbalho, à vice-governadora Hana Ghassan e à Sespa por acreditarem no trabalho do Hospital e por fortalecerem a nossa capacidade de atendimento. Com essa estrutura, ampliamos a qualidade da assistência e garantimos que a população tenha acesso a um cuidado intensivo moderno, seguro e humanizado. É um ganho enorme para Tailândia e para todos os municípios atendidos pelo Hospital Regional de Tailândia", destacou o diretor executivo do Hospital, Eduardo Pereira.
A cerimônia de entrega contou ainda com a presença do prefeito Lauro Hoffman, da deputada Elcione Barbalho, além de autoridades estaduais e municipais. Estiveram presentes também, o diretor operacional do INDSH/Norte, José Neto; e o diretor executivo do Hospital Regional, Eduardo Pereira. A obra integra um pacote de investimentos estaduais que somou neste ano aproximadamente R$ 13 milhões, contemplando as UTIs e o setor de Hemodiálise, entregue em dezembro, Brinquedoteca, Almoxarifado e a Capela da unidade hospitalar.
A entrega representa um marco para o município e consolida mais um investimento estratégico do Governo do Pará na expansão da rede hospitalar e melhoria das condições de assistência à população.
Andrey Silva - Ascom Hospital Regional de Tailândia
