Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPODERAMENTO PROFISSIONAL

Sedeme capacita empreendedores em Abaetetuba e fortalece oportunidades no mercado de trabalho

Com 20 horas de formação, curso realizado na Usina da Paz qualifica 18 participantes com técnicas de comunicação, liderança e inovação para ampliar geração de renda no território

Por Aldirene Gama (SEDEME)
05/12/2025 17h32

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), realizou o curso “Habilidades para Empreender no Mercado de Trabalho” na Usina da Paz de Abaetetuba, localizada na Região de Integração do Tocantins.

Ao todo, 18 pessoas concluíram a capacitação nesta sexta-feira (5). O curso teve carga horária de 20 horas e iniciou na última segunda-feira (1º). A qualificação apresentou estratégias e técnicas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, preparando os participantes para os desafios e constantes mudanças do mercado, além de estimular iniciativas empreendedoras na comunidade.

A atividade foi ministrada por Guilherme de La Rocque, especialista em Qualificação Profissional para Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor. O curso foi estruturado em duas etapas: a primeira, de caráter teórico, abordou conceitos e estratégias voltadas ao empreendedorismo; já a segunda promoveu a participação direta dos alunos na construção de um painel, elaborado a partir do entendimento sobre o conteúdo apresentado.

Na parte teórica, foram abordados temas como desenvolvimento pessoal e profissional, análise dos melhores comportamentos humanos para o sucesso no mercado de trabalho e fatores que influenciam diretamente nos resultados que vão impactar positivamente em ações estratégicas e planejadas para o sucesso na sua aplicação.

 La Rocque também destacou a importância da comunicação clara e objetiva, do desenvolvimento de competências e habilidades pessoais, do feedback contínuo e da criação de ambientes colaborativos e motivadores, elevando a possibilidade de resultados concretos e eficazes. Já a etapa prática, ocorreu por meio de dinâmicas de integração, melhor convivência em equipe, percepção de lideranças, permitindo vivências e aplicação dos conceitos, com foco na mudança comportamental, no trabalho conjunto e na capacidade de produção de produtos, serviços e projetos inovadores e satisfatórios para o mercado. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, ressaltou que a iniciativa é estratégica para capacitar jovens e adultos, estimulando o empreendedorismo e contribuindo para geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida nos territórios atendidos.

Segundo La Rocque, o curso busca despertar uma mentalidade inovadora e transformadora, tornando os participantes mais focados em seus objetivos e aptos a construir redes de relacionamento sólidas e produtivas. “Cada pessoa que entra na Usina em busca de aprendizado carrega consigo um sonho (objetivos) e uma esperança de mudanças pelas suas ações. Os cursos oferecem ferramentas reais para construir uma nova mentalidade produtiva", afirmou o professor.

Durante o curso, Daniel Tobelém Maués destacou como principal aprendizado a importância da permissão e da aceitação. Segundo ele, essa ideologia se reflete em diversas dimensões da vida profissional, como a comunicação, a capacidade de ouvir, o foco e a definição de objetivos por meio de metas.

Maués ressaltou ainda que a visão estratégica e a tomada de decisão são elementos fundamentais para o desenvolvimento contínuo. “Tudo isso contribui para que o nosso profissionalismo melhore a cada dia”, afirmou.

Para Diego dos Santos, o curso evidenciou que a boa comunicação é a essência dos negócios, sendo determinante para o crescimento pessoal e profissional. Ele enfatizou a necessidade de coragem para enfrentar desafios, compreender diferentes contextos e exercer a liderança de forma inspiradora.

Segundo o participante, foco, objetivos claros e responsabilidade são pilares que favorecem o desenvolvimento humano. “Isso tudo faz com que você seja uma pessoa melhor e cresça ao longo do tempo. Mostra, sobretudo, que somos do tamanho dos nossos sonhos e que não há limites impostos pelas circunstâncias. A verdade é que somos ilimitados”, declarou.