Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Governo do Pará fortalece planejamento estratégico ao participar do XCV Fórum do Conseplan

Evento nacional, realizado no Rio de Janeiro, reuniu representantes de todos os estados para debater políticas públicas e desenvolvimento sustentável

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
05/12/2025 20h00

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), participou do XCV Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes de todos os estados brasileiros para debater temas estruturantes da administração pública e fortalecer diretrizes de planejamento, modernização e desenvolvimento sustentável no país.

Reconhecido como um dos principais espaços de articulação entre secretarias estaduais de planejamento, o Fórum promoveu debates técnicos e estratégicos voltados à construção de soluções para os desafios da gestão pública. A programação incluiu reuniões dos Grupos de Trabalho Temáticos, com foco em áreas como Gestão de Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Planejamento de Longo Prazo; e Comunicação Institucional.

De acordo com Euricles Teixeira, secretário adjunto de Recursos Especiais da Seplad, a participação no evento representou uma importante oportunidade de atualização e troca de experiências.

“O Fórum, assim como as reuniões dos Grupos de Trabalho, foram importantes instrumentos de atualização do corpo técnico da Seplad sobre as principais pautas do planejamento em nível nacional. Também contribuíram para a apropriação de conhecimentos sobre melhores práticas, tecnologias e metodologias que vêm sendo implementadas, alinhadas às diretrizes nacionais para garantir um planejamento eficiente, eficaz e efetivo como vetor do desenvolvimento sustentável dos entes subnacionais”, destacou.

Protagonismo do Pará no planejamento de longo prazo

Durante o evento, a secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, apresentou os avanços do Programa Estratégia Brasil 2050, reforçando o papel do planejamento de longo prazo no desenvolvimento do país.

A Seplad também teve destaque no lançamento da II Edição da Revista Conseplan, publicação que reúne iniciativas e experiências relevantes das secretarias estaduais. O Estado do Pará foi reconhecido por seus avanços na modernização da gestão e pelo protagonismo do Plano “Pará 2050”, que projeta um desenvolvimento sustentável, com base em práticas inovadoras e alinhamento com as discussões nacionais.

“Participar deste evento é uma oportunidade de dialogar e compartilhar conhecimentos e experiências sobre a governança do processo de planejamento público com os demais estados. A partir desse intercâmbio, conseguimos fortalecer nossas estratégias e inovar continuamente na qualidade do nosso sistema de planejamento”, afirmou Socorro Castro, diretora de Planejamento Estratégico da Seplad.

Cooperação, inovação e melhoria dos serviços

A programação do Conseplan também contou com painéis sobre a Reforma Administrativa, impactos de emendas parlamentares na estrutura orçamentária e apresentação de cases de sucesso estaduais. A troca de experiências permitiu que o Pará observasse práticas bem-sucedidas, com potencial de adaptação para o contexto local.

Representaram a Seplad no evento o secretário adjunto de Recursos Especiais, Euricles Teixeira, que atuou na mesa de conselheiros do Conseplan em nome do titular da pasta, Ivaldo Ledo; a diretora de Planejamento Estratégico, Socorro Castro; o coordenador da Diretoria de Captação de Recursos, Antonio Pereira; além de Wilson Costa e Railson Mota, técnico e coordenador da Diretoria de Planejamento Estratégico.

Compromisso com o desenvolvimento do Pará

A presença do Pará no Fórum reafirma o compromisso do Governo do Estado com uma gestão moderna, eficiente e voltada à melhoria da qualidade de vida da população. Ao fortalecer o planejamento como eixo estratégico, o Estado amplia sua capacidade de implementar políticas públicas efetivas, promover o crescimento econômico e garantir maior eficiência administrativa.