Hospital da Mulher do Pará leva saúde e cidadania à comunidade ribeirinha da ilha João Pilatos
Ação especial de Natal ofertou atendimentos médicos, testes rápidos e orientação jurídica fora do ambiente hospitalar
Neste sábado (13), uma ação de responsabilidade social com serviços de cidadania foi levada à comunidade ribeirinha da ilha João Pilatos, vinculada ao município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, pelo Hospital da Mulher do Pará (HMPA). A ação de dezembro é uma edição especial de Natal e é integrada à parceria de igrejas e líderes comunitários.
O objetivo da iniciativa foi realizar atendimentos ginecológicos com consulta conduzida pela médica Karina Resende, consultas de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientação jurídica gratuita, na localidade que abriga cerca de 300 moradores distribuídos em 88 famílias.
De acordo com a diretora administrativa do HMPA, Rayssa Weneck, a proposta teve foco aproximar os serviços de saúde da população. “O objetivo foi levar atendimento a essas comunidades ribeirinhas de forma que elas não precisem necessariamente se deslocar até nós, mas que nós venhamos até elas. Essa atuação ‘extra-muros’ faz toda a diferença e é extremamente relevante, tanto pela participação integrada de toda uma equipe para fazer acontecer quanto pela oportunidade de intensificar as informações sobre o atendimento especializado oferecido pelo hospital”, reforçou a gestora administrativa.
Moradora da ilha, Sílvia das Mercês foi atendida pela equipe e conseguiu ajustar o seu tratamento de saúde. “Foi muito bom. Resolveu meu problema, vou tomar a medicação direitinho e me ajudou bastante, porque eles vieram até aqui na ilha e nós tivemos muitas informações sobre o hospital”, relatou Silvia.
A produtora rural Elielma Magalhães também participou da ação e ressaltou a importância do atendimento para quem vive da agricultura e da pesca. “A gente, às vezes, perde a oportunidade de ir a uma consulta ou fazer um exame. Eu achei essa ação maravilhosa, é uma bênção. Só gratidão a Deus”, afirmou.
Serviços especializados para a mulher - O HMPA reúne atendimentos de média e alta complexidade, com serviço de urgência e emergência 24h para mulheres vítimas de violência sexual e doméstica e casos ginecológicos específicos, também dispõe de exames de diagnóstico por imagem e laboratoriais, consultas em linhas de cuidados especializados voltados à endometriose, fibromialgia e gigantomastia e acompanhamento multiprofissional especialistas em nutrição, fisioterapia e psicologia, serviço social, além das especialidades como ginecologia, mastologia, urologia, proctologia, endocrinologia, clínica da dor, cardiologia, neurologia clínica e cirúrgica, cirurgia plástica e reparadora, ortopedia, geriatria e dermatologia.
