Seduc entrega cheques do programa "Bora Estudar" para estudantes de Benevides e Marituba
Iniciativa representa investimento do governo do Estado para incentivar o desempenho escolar e melhorar as condições de moradia dos estudantes da rede estadual
Na manhã desta quinta-feira (18), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a entrega de cheques do programa "Bora Estudar" para mais de 330 estudantes dos municípios de Benevides e Marituba. A ação integra os investimentos do governo do Pará na valorização da educação pública, com investimento superior a R$ 3,3 milhões. A entrega ocorreu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Benevides.
O secretário-adjunto de Gestão de Rede e Regime de Colaboração (Sarc), Diego Maia, ressaltou a abrangência do programa em todo o Pará. “Vamos contemplar mais de 15 mil estudantes em todo o Estado, seja pelo desempenho nas escolas ou pelo Enem. Estamos muito felizes em realizar essas entregas para Benevides e Marituba reconhecendo o esforço de quem está dando o seu melhor. Bora Estudar!”, frisou.
A estudante Raila Heloise, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Otávio Meira, destacou a importância da iniciativa. “O programa é uma grande oportunidade para os alunos, uma forma de incentivar os estudos e a dedicação, principalmente para ajudar nossas famílias. A gente se esforça não só por nós, mas pelo futuro da nossa casa. Esse incentivo faz muita diferença”, explicou.
A iniciativa faz parte da entrega dos cheques Bora Estudar 2024, com benefícios a serem executados em 2025. O programa é desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Seduc, e concede um auxílio financeiro de R$ 10 mil, vinculado ao programa Sua Casa, para estudantes da rede estadual que se destacam pelo alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota acima de 900 na Redação, ou pelo rendimento escolar ao longo do ano letivo.
O benefício é convertido em materiais de construção, contribuindo para a melhoria das condições de moradia dos estudantes e de suas famílias, além de fortalecer a permanência e o sucesso escolar. O estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sílvio Francisco de Melo, da Escola Estadual Eduardo Holanda, também celebrou a conquista.
“Estou muito feliz por ter conquistado esse benefício. Ele veio em boa hora e vai me ajudar a organizar minha casa. É um incentivo que nos motiva a buscar um futuro melhor”, ressaltou.
Para a diretora da Escola Estadual Dr. Otávio Meira, Girliane de Morais, o reconhecimento reforça o trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades de ensino. “É muito gratificante ver o esforço dos estudantes sendo reconhecido. A escola estimula, ao longo de todo o ano, para que eles busquem cada vez mais um bom desempenho”, enfatizou.
