Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Governo do Pará participa da entrega de Centro Educacional Inclusivo e amplia políticas de inclusão em Pacajá

Com investimento de R$ 4,2 milhões, espaço oferece atendimento educacional e terapêutico especializado e reforça ações para o fortalecimento da educação no município

Por Ivana Barreto (SEDUC)
18/12/2025 19h12

O governo do Estado do Pará participou, nesta quinta-feira (18), da entrega do Centro Educacional Inclusivo no município de Pacajá, no Sudoeste paraense, reforçando o compromisso com políticas públicas voltadas à inclusão, ao cuidado e ao fortalecimento da educação para todos. A obra representa um investimento de R$ 4,2 milhões e amplia a oferta de atendimento educacional especializado na região.

O Centro foi estruturado para oferecer atendimentos educacionais e terapêuticos, com acompanhamento individualizado e atividades adaptadas às necessidades de cada aluno. Os serviços serão realizados por uma equipe multiprofissional, composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeira e educador físico, garantindo um atendimento integral.

O governador do Estado destacou que a entrega do Centro reafirma a prioridade do governo com uma educação mais inclusiva e humana.

“Esse espaço representa um avanço importante nas políticas de inclusão do Pará. É fundamental para as famílias e para as crianças, ao garantir inclusão por meio da educação e da saúde, com atendimento especializado no próprio município, reduzindo distâncias e promovendo mais qualidade de vida, dignidade e integração social”, frisou. 

O Centro atenderá pessoas de todas as idades que necessitam de apoio educacional especializado, incluindo alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, conforme critérios estabelecidos para encaminhamento.

Nathaniella Natália é a coordenadora-geral do Centro Educacional Inclusivo

A coordenadora-geral do Centro Educacional Inclusivo, Nathaniella Natália, enfatiza que a unidade é um sinônimo de acolhimento. “O Centro Educacional Inclusivo vai funcionar como um espaço de acolhimento e acompanhamento especializado para estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem. A partir da identificação feita pelas escolas, os alunos são cadastrados e encaminhados para que possamos avaliar suas necessidades e compreender os desafios que enfrentam”, explicou. 

Além dos atendimentos regulares, o Centro Educacional Inclusivo também promoverá ações voltadas à comunidade. Às sextas-feiras, serão realizados atendimentos e orientações para familiares, professores e demais profissionais, fortalecendo a integração entre escola, comunidade e serviços especializados.

“Achei esse espaço muito bom, principalmente para a minha filha, que passa muito tempo em casa e quase não tem oportunidades como essa para brincar, aprender e se desenvolver. Quando ela conheceu o Centro, gostou muito", frisou Joice Carvalho, mãe de aluna beneficiada pelo Centro Educacional. 

Novos investimentos fortalecem a educação no município

Ainda durante a agenda no município, o governador assinou um Termo de Cooperação Técnica, por meio da Polícia Militar do Pará, para a execução do Projeto de Supervisão Militar Educacional na Escola Municipal de Ensino Fundamental 10 de Maio, em Pacajá. A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações de acompanhamento, disciplina e apoio à gestão escolar, contribuindo para a melhoria do ambiente educacional.

Na ocasião, também foi assinado o termo para a conclusão das obras da creche municipal EMEF Daniel Torres, viabilizadas por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), ampliando a oferta de educação infantil no município e garantindo melhores condições de atendimento às crianças.