Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Com novas unidades, Pará gera empregos na área de saúde e fortalece mercado de trabalho

Hospital da Mulher e Policlínica Carajás impulsionam contratações, ampliam atendimento à população e garantem oportunidades em diferentes áreas profissionais

Por Bianca Botelho (SESPA)
23/12/2025 18h15

O setor de saúde no Pará continua em expansão, consolidado como um dos principais motores de geração de emprego no Estado. Somente em 2025 foram criadas cerca de 750 vagas em unidades públicas de saúde, fortalecendo a economia local e ampliando o acesso da população a serviços especializados.

Hospital da Mulher do Pará funciona desde março de 2025

Um dos principais destaques é o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, entregue pelo governo do Estado em 8 de março de 2025. Referência no atendimento à saúde feminina, a unidade foi responsável pela geração de mais de 600 empregos diretos e indiretos, abrangendo áreas assistenciais, administrativas, logística e infraestrutura.

Atualmente, o Hospital conta com 424 profissionais diretos, entre médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e equipe multiprofissional, além de trabalhadores dos setores administrativo e operacional.

Amanda Costa: construindo trajetória na área de saúde

Oportunidades que transformam vidas - A técnica em Tecnologia da Informação, Amanda Costa, 26 anos, que ingressou no HMPA após a entrega, participou de um processo seletivo on-line. “Eu só tinha experiência de estágio fora da área da saúde. Aqui, a rotina é mais especializada, envolve contato humanizado, protocolos de higiene e processos de gestão. Gosto bastante do que faço”, afirma.

Mesmo atuando em um setor tradicionalmente masculino, Amanda destaca que se sente realizada. “Sempre convivi com esse cenário, mas trabalhar em um hospital que é referência para mulheres gera identificação e orgulho”, completa.

Gerdeilze Matos: trabalha desde a entrega do HMPA

A enfermeira de classificação de risco Gerdeilze Matos, 33 anos, também celebra a oportunidade. Recém-formada, ela iniciou na unidade no dia da entrega. “Sabemos o quanto o mercado está competitivo. Trabalhar aqui é uma conquista. Me sinto realizada ajudando pessoas e crescendo profissionalmente todos os dias”, ressalta.

O auxiliar de Serviços Gerais Valdo de Oliveira, 42 anos, frisa o impacto positivo do ambiente de trabalho. Para ele, é “uma experiência nova. Me surpreendi com o tamanho da estrutura e o respeito e profissionalismo de todos”.

Valdo de Oliveira: nova experiência

Atendimento exclusivo - O HMPA é o primeiro hospital público estadual com atendimento exclusivo para mulheres. A unidade tem 11 pavimentos e 120 leitos, sendo 100 de internação e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O atendimento é voltado a cuidados de média e alta complexidade, com acompanhamento integral, desde consultas e exames até procedimentos cirúrgicos. Além disso, ainda dispõe de pronto-atendimento de urgência e emergência 24h para mulheres vítimas de violência sexual e doméstica, e alguns casos de urgência ginecológica.

Para ter acesso ao atendimento, a paciente deve procurar inicialmente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade do município, além de apresentar encaminhamento médico. O HMPA fica na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, Bairro de São Brás.

Empregos no sudeste - Outro importante polo de geração de empregos na saúde é a Policlínica/Natea Carajás, entregue em abril de 2025, que oferece atenção especializada e cuidado integral. A unidade dispõe de 33 especialidades médicas e multiprofissionais, e conta com 100 profissionais que atuam diretamente na unidade, e 50 de forma indireta, incluindo médicos e profissionais da área de radiologia.

Carlene Pereira da Silva realizou o sonho de trabalhar na Policlínica

Moradora de Marabá, Carlene Pereira da Silva, 45 anos, trabalha no Serviço de Higiene e Limpeza, e conta que sempre sonhou em fazer parte da equipe. “Eu passava em frente, quando ainda era obra, e me imaginava aqui. Hoje, trabalhar na Policlínica mudou a minha vida”, garante.

Para o técnico em Enfermagem Lucas da Silva Oliveira, a unidade trouxe seu primeiro emprego na área da saúde. “A Policlínica acreditou em mim quando eu estava começando. Aqui aprendi, cresci e construí minha trajetória profissional”, informa.

Lucas da Silva Oliveira: acesso ao primeiro emprego na saúde

Serviços especializados - Além de consultas e exames, a Policlínica realiza procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, conta com o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e oferece mais de 25 exames, incluindo laboratoriais e de imagem, como ressonância magnética.

Os atendimentos são viabilizados pela Central Estadual de Regulação, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O acesso ocorre por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

A unidade atende moradores de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Curionópolis e Bom Jesus do Tocantins, entre outros municípios da Região de Integração Carajás.

Entrega da Policlínica/Natea Carajás entregue pelo governo do Estado

Saúde pública, emprego e desenvolvimento - O Hospital da Mulher do Pará e a Policlínica/Natea Carajás são unidades sob gestão da Sespa, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com organizações Sociais de Saúde (OSS).

Além de ampliar o acesso da população a serviços de qualidade, as unidades reafirmam o papel da saúde pública como vetor de desenvolvimento social, geração de emprego e valorização profissional no Pará.

Texto: Suellen Santos - Ascom/Sespa