Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital da Mulher do Pará alcança quase 300 mil atendimentos em nove meses

Unidade celebra avanços em cirurgias, acolhimento especializado e humanização do cuidado oferecido às mulheres do Pará pela rede pública estadual de saúde

Por Helen Alves (HMPA)
26/12/2025 08h00

Em nove meses de funcionamento, desde sua entrega à população em 8 de março passado, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, registra um avanço expressivo na assistência à saúde feminina na rede pública estadual. Já são mais de 285 mil atendimentos realizados, que consolidam o Hospital como referência no Estado e ampliam o acesso a serviços específicos à população feminina.

Atendimento especializado para mulheres de todas as regiões

Para a diretora-geral da unidade, médica intensivista Nelma Machado, os números evidenciam o impacto imediato do HMPA na assistência especializada. “Tivemos um marco histórico de atendimento a mulheres de todo o Estado do Pará em um período muito curto. É uma estrutura hospitalar com foco na humanização, que enxerga a mulher dentro das suas demandas, de forma integrada. Todas as especialidades atuam com interdisciplinaridade, incluindo a urgência e emergência voltadas à violência sexual e doméstica, e às demandas ginecológicas que antes não tinham acolhimento específico”, ressalta a médica.

Por Todas Elas - O fortalecimento da assistência também foi impulsionado pelo Programa Por Todas Elas, idealizado pela vice-governadora Hana Ghassan, que intensificou o encaminhamento de mulheres de diversos municípios à unidade.

“O Programa deixa muito clara a demanda voltada à população feminina, e o Hospital da Mulher garante a essas pacientes um tratamento de acordo com a sua necessidades individuais", reforça a diretora-geral do HMPA.

Tranquilidade - O impacto do serviço especializado aparece nos relatos de quem passou pela unidade ao longo deste ano. Clicia Carolyne Pereira, 31 anos, moradora de Ponta de Pedras, município do Arquipélago do Marajó, passou por cirurgia para retirada de lesões benignas nas trompas, e destaca a atenção contínua das equipes. “Tive acompanhamento com psicóloga, assistente social, e toda a equipe dos técnicos vindo me visitar a cada hora. Esse Hospital é bem especializado para nosso tratamento, porque tem algumas doenças que atingem apenas as mulheres, e aqui tem profissionais excelentes. O espaço também é muito bom, com apartamento para cada paciente. Isso traz mais tranquilidade para nós”, assegura a paciente. 

De Curuçá, município do nordeste paraense, a jovem Tainá Garcia, 29 anos, realizou cirurgia de laqueadura. “Eu fui na unidade de saúde da minha cidade, e lá me deram encaminhamento para o Hospital da Mulher. Gostei muito do atendimento. A cirurgia foi rápida, estou bem e já vou receber alta. Fico feliz porque consegui realizar algo que eu queria há muito tempo”, diz Tainá.

A aposentada Gertrudes Batista, 79 anos, motadora do Bairro do Paar, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, conta que após diagnóstico de bexiga baixa ela procurou uma policlínica local e logo foi encaminhada ao HMPA. “Fui internada e muito bem atendida por todos. Tive uma excelente cirurgia; não senti dor. Esse lugar é uma bênção de Deus. Já até recomendei para amigas e parentes. Para mim, é um hospital muito bom”, complementa.

Conquistas - Desde março, o HMPA também ampliou serviços nas linhas de cuidado integral à mulher, e incorporou procedimentos ao Programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Outro ponto importante de avanço é a utilização eficiente de leitos, contribuindo para elevar a produção cirúrgica.

O Hospital recebeu menção honrosa no Seminário Hospitais Sustentáveis (SHS 2025), em São Paulo (SP), em reconhecimento nacional pelo compromisso com práticas sustentáveis.

A unidade hospitalar dispões de serviços de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais, que já contabilizam mais 234,3 mil. No serviço de consultas foram registrados 48,3 mil agendamentos; em cirurgias de média e alta complexidade foram mais de 4 mil programações e cerca de 5 mil internações, e 495 atendimentos de urgência e emergência ginecológica e de violência contra a mulher.

Hospital da Mulher: investimento do Estado na promoção da saúde feminina

Serviço: Para ser atendida no Hospital da Mulher do Pará a paciente deve primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de saúde no município onde reside. O encaminhamento também pode ser feito por meio de uma Usina da Paz. O HMPA está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, Bairro de São Brás.