Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO FESTAS SEGURAS

Sistema de Segurança Pública intensifica ações no último dia do ano em Salinópolis

Equipes sob coordenação da Segup seguem atuando desde a PA-124, na entrada de Salinas, nas vias da cidade e de acesso às praias

Por Roberta Meireles (SEGUP)
31/12/2025 13h44

Em Salinópolis, um dos municípios mais procurados para as comemorações de fim de ano, a movimentação de veículos e pedestres é intensa nesta quarta-feira (31), último dia do ano. Para garantir a segurança de todos os frequentadores, as equipes dos órgãos de segurança estadual sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) seguem atuando no âmbito da “Operação Festas Seguras”, desde a Rodovia PA-124, na entrada de Salinas, com fiscalização e monitoramento do trânsito, e também nas vias da cidade e de acesso às praias, mantendo a tranquilidade no último dia de 2025.

Para o titular da Segup, Ualame Machado, o objetivo das ações, que são planejadas com meses de antecedência, é o de sempre garantir um lazer tranquilo a todos os paraenses e turistas. 

“Em mais um final de ano, nossas equipes seguem de prontidão para garantir com que todos possam se divertir e aproveitar a virada de ano com segurança em todo o Estado. E para quem escolheu balneários como Salinas, temos equipes reforçando o policiamento nas ruas e praias, atendimentos nas unidades policiais, assim como os bombeiros de prontidão nas praias, para que todos tenham um lazer seguro. Vamos seguir com ações ininterruptas de monitoramento, fiscalização nas estradas e todo o aparato necessário para que tudo ocorra conforme o planejado e 2026 inicie da melhor forma possível para todos”, afirmou Ualame. 

Fiscalização - Uma das ações realizadas para prevenir sinistros e coibir crimes no trânsito,  é a “Operação Lei Seca” que está integrada às Festas Seguras. Na PA–124, de entrada e saída de Salinas, equipes do Detran e Polícia Militar, intensificaram a fiscalização desde as primeiras horas do dia, a fim de garantir a segurança viária e a fluidez no trânsito. 

Cláudio Soares, professor de matemática, que chegou com a família nas primeiras horas da manhã para passar o Réveillon pela primeira vez em Salinas, a fiscalização é fundamental para que todos os motoristas dirijam com cuidado e dentro da lei. “Para nós não é incômodo algum ser abordado na entrada de Salinas. Sabemos o quanto isso é importante para a segurança de todos, visto que muitos motoristas não utilizam documentação, veículo regular e até mesmo podem estar alcoolizados e prejudicar outras pessoas. Então, ficamos satisfeitos e agora vamos aproveitar os próximos dias com tranquilidade”, afirmou. 

Segurança nas praias - As equipes da Segup seguem no controle e balizamento na faixa de areia da praia do Atalaia, uma das mais frequentadas pelos turistas, garantindo mais segurança no fluxo de carros e pedestres ao longo de 3km da praia mais famosa do município com bandeirolas que sinalizam os sentidos do trânsito.  

Além da prevenção balneária realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que atua para prevenir acidentes aquáticos e fazer atendimento pré-hospitalar e resgates, os militares estão de prontidão em duas bases do CBM instaladas ao longo da praia do Atalaia e ainda com guarda-vidas em vigilância e promovendo orientações próximas à água em toda a extensão da praia. 

Equipes das polícias Militar, Civil e Científica também realizam patrulhamentos nas vias e praias, além de reforçarem o efetivo na Delegacia de Polícia Civil para a celeridade no atendimento, se necessário. 
 
Operação 'Festas Seguras' - A operação que iniciou no dia 5 de dezembro, segue até 6 de janeiro  integrada pelos órgãos que compõem o Sistema de Segurança pública do Estado - polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), e também os órgãos municipais de segurança, a exemplo da Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba, e a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).