Estado garante ostensividade e monitoramento na programação 'Vira Pará'
Realizado pelo Governo do Pará no estacionamento do Estádio Mangueirão, o evento mobiliza mais de 700 agentes para garantir tranquilidade na virada do ano
Com mais de 700 agentes de segurança pública mobilizados, o governo do Estado, por meio do Sistema de Segurança Pública, atua no “Vira Pará”, programação especial que celebra a chegada de 2026 no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, nesta quarta-feira (31). A ação integra a Operação Festas Seguras, em vigor desde 5 de dezembro, com o objetivo de garantir tranquilidade e segurança durante os eventos de fim de ano em todo o Estado.
A programação cultural terá shows de Joelma, Nattan, Gaby Amarantos, Natanzinho Lima, Carol Lyne e a tradicional aparelhagem Carabao, que encerrará a noite no início de 2026. A operação, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), efetuará ações de prevenção e ostensividade, com rondas permanentes. Também há videomonitoramento constante com câmeras de segurança instaladas no entorno do evento.
Tudo foi planejado para que a população usufrua da programação gratuita e possa festejar com tranquilidade a chegada do novo ano, ressalta o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. Segundo ele, “nossas equipes estão trabalhando com empenho para o evento, visando assegurar diversão para nossa população com a presença de artistas renomados. Isso tudo nos demanda uma logística estruturada e um maior empenho das nossas forças, que irão monitorar e fiscalizar, desde o entorno, até dentro do estacionamento do estádio”.
Agilidade - A operação integrada garante ainda celeridade no registro de ocorrências, além de manter agentes em prontidão para resgate e qualquer outro acionamento feito pela população, garantindo a ordem pública. Para isso, o Centro Móvel da Segup está instalado no estacionamento do Mangueirão, reunindo os representantes dos órgãos de segurança pública, servindo como posto de comando e registro de ocorrências policiais, proporcionando maior agilidade na comunicação e auxiliando na celeridade do tempo de resposta das ocorrências que possam surgir.
A Delegacia do Torcedor e Grandes Eventos, localizada no estádio, também está em funcionamento com equipes da Polícia Civil, preparadas para realizar os procedimentos necessários durante o evento.
Outro ponto de apoio é o Centro de Comando Operacional (CCO), reunindo os pontos focais de cada força de segurança. O CCO fará o monitoramento em tempo real das câmeras instaladas no estádio e no entorno, agilizando as respostas operacionais em conjunto com o CICC, se houver necessidade. A Polícia Militar, com o apoio da Guarda Municipal de Belém, vai garantir o patrulhamento ostensivo dentro e fora do Mangueirão.
Mobilidade - O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) atua na fiscalização e orientação do trânsito, com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), nas vias de acesso ao local, priorizando a segurança viária e a fluidez no trânsito.
