Programa “Por Todas Elas” ultrapassa 50 mil atendimentos em Ananindeua e abre calendário 2026 com ação integrada no aniversário da cidade
Governo do Pará celebrou os 82 anos do município com serviços gratuitos de saúde e cidadania no bairro do Coqueiro e contou com mais de 30 serviços gratuitos, incluindo a estreia da Carreta da Tomografia
O Governo do Pará celebrou os 82 anos de Ananindeua com uma grande ação de saúde e cidadania neste sábado (3), no bairro do Coqueiro. A iniciativa marcou a abertura do calendário 2026 dos programas estaduais “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles”, que juntos já somam mais de 50 mil atendimentos realizados em Ananindeua somente em 2025, fortalecendo o cuidado com a saúde da população. A nova ação levou mais de 30 serviços gratuitos para homens e mulheres de todas as idades.
Entre os destaques da programação, esteve a estreia da Carreta da Tomografia, utilizada pela primeira vez em uma ação integrada dos programas. O equipamento permite a realização de exames de imagem com laudos rápidos, ampliando o acesso ao diagnóstico por imagem de forma gratuita.
Presente na ação, o governador Helder Barbalho destacou a importância do programa e da nova Carreta da Tomografia.
“Hoje é dia de festejar a cidade de Ananindeua e estar presente junto da população. Estamos iniciando este calendário de 2026 com os programas Por Todas Elas e Por Todos Eles, com diversos tipos de serviços, com 10 carretas de atendimentos e inaugurando um tomógrafo para exames de imagem que possam permitir laudos rápidos, além de tratamento e cuidado para a população de Ananindeua”, destacou o governador Helder Barbalho.
Diagnóstico mais acessível com a nova carreta
A Unidade Móvel de Tomografia é equipada com tecnologia de ponta para exames de diferentes regiões do corpo, como crânio, face, pescoço, coluna, articulações, pelve, abdome e membros. A dona de casa Milena Souza foi uma das primeiras atendidas na carreta e celebrou a oportunidade de realizar, gratuitamente, o exame do filho.
“É um exame caro e difícil de conseguir. Ter esse serviço aqui, de forma gratuita, ajuda muito as famílias”, afirmou.
Estrutura completa para públicos masculino e feminino
A programação ofereceu atendimentos específicos para o público masculino, com consultas com clínico geral, cardiologista e urologista, além de exames como eletrocardiograma e ultrassonografias de próstata, rins, vias urinárias e abdômen total.
Já o público feminino contou com a Carreta da Mulher, que concentrou serviços como consultas com ginecologista e mastologista, exames de mamografia, preventivo e ultrassonografias de tireoide, mamas, axilas, abdômen total e transvaginal.
“Celebrar o aniversário de Ananindeua com uma grande ação como essa é reafirmar o compromisso do Governo do Estado em estar perto das pessoas, levando serviços essenciais, cuidado e cidadania para quem mais precisa. São iniciativas que fortalecem a prevenção, cuidam das famílias e garantem mais dignidade e qualidade de vida à população”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan, que também esteve presente.
População aprova os serviços
A ação atendeu pessoas de diferentes perfis. A professora Helene Silva, de 36 anos, conseguiu um encaminhamento médico que aguardava há cerca de um ano. “Eu aguardava esse encaminhamento havia cerca de um ano e, aqui na ação, consegui tudo de forma muito rápida”, contou.
Morador do bairro do Coqueiro, o auxiliar de serviços gerais Jorge Luís Valente passou por atendimento oftalmológico e ainda escolheu um novo par de óculos de grau.
“Foi tudo muito rápido e bem organizado. Consegui ser atendido, fazer o exame e ainda escolher meus óculos. Aprovado”, disse.
Cidadania, saúde e bem-estar em um só lugar
Além dos serviços de saúde, a ação incluiu emissão de documentos, atendimentos odontológicos, vacinação, testes rápidos, orientações de saúde, serviços para pets, atrações culturais, atividades recreativas para crianças, serviços de estética, sorteio de prêmios, e apoio da Defensoria Pública e da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped). Também foi realizado o cadastro para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Serviço: Mais informações sobre os programas “Por Todas Elas” e “Por Todos Eles” estão disponíveis no Instagram da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania: @seac.pa.
