Governo do Pará inicia construção da segunda Usina da Paz em Ananindeua
Novo equipamento será implantado no Distrito Industrial e ampliará o acesso da população a serviços gratuitos de cidadania, saúde, educação, qualificação e cultura
O Governo do Pará deu início, neste sábado (3), às obras de construção da segunda Usina da Paz no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A nova unidade será implantada no bairro Distrito Industrial e faz parte das comemorações pelos 82 anos de Ananindeua, com o objetivo de ampliar a presença do Estado em áreas estratégicas e fortalecer a política de transformação social.
A nova Usina da Paz integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pelo Governo do Estado, e oferecerá mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer. A estrutura será a segunda do tipo no município, que já conta com a Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará.
Compromisso com as famílias de Ananindeua
Durante a assinatura da ordem de serviço que autorizou o início das obras, o governador Helder Barbalho destacou a importância do novo equipamento e reafirmou o compromisso do Estado com a população local.
“Ananindeua é uma cidade que me acolheu e que terá sempre a minha gratidão. Hoje, estamos aqui para entregar benefícios e falar do que já fizemos e do que ainda vamos fazer. Acabamos de assinar a ordem de serviço para a construção da Usina da Paz, um programa que Ananindeua já conhece e que, em breve, estará ainda mais perto de quem vive no Distrito Industrial, no centro da cidade e em tantos outros bairros. Esse é um equipamento que chega para cuidar das famílias de Ananindeua”, afirmou o governador.
A vice-governadora Hana Ghassan também participou do ato e celebrou a nova conquista para o município.
“É uma satisfação e uma alegria estar aqui, nos primeiros dias do ano, para dar início à construção de mais uma Usina da Paz. Este é um projeto que vai garantir ainda mais serviços e oportunidades para as famílias de Ananindeua. Desejo a todos que 2026 seja o melhor ano de nossas vidas”, disse.
Estrutura moderna e multifuncional
A nova Usina da Paz será construída em uma área de 27 mil metros quadrados, localizada na Avenida Zacarias de Assunção. O equipamento atenderá moradores de diversos bairros da cidade, com uma estrutura moderna e multifuncional que reforça a rede de proteção social e amplia o acesso a políticas públicas.
A atual unidade da Usina da Paz em Ananindeua, no bairro Icuí-Guajará, foi entregue em outubro de 2021 e já ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos, oferecendo serviços essenciais e fortalecendo os vínculos comunitários.
População comemora novo investimento
Moradores da região expressaram entusiasmo com a construção da nova unidade. Para Marília Azevedo, a chegada de mais uma Usina da Paz representa esperança e oportunidade para a comunidade.
"Sabemos que, por onde passa, a Usina da Paz garante oportunidades e ajuda a reduzir a criminalidade, porque as pessoas passam a ter acesso ao conhecimento e à profissionalização. Estamos muito felizes", afirmou.
Já Douglas Mateus, morador do bairro Águas Lindas, que já frequentou a unidade de Benevides, destacou os benefícios diretos do projeto.
“A nova Usina da Paz vai nos trazer muitos benefícios, como cursos e atendimentos médicos. São muitas coisas boas que vão chegar e isso é muito importante para nós e para as nossas famílias”, disse.
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, reforçou o impacto social do programa. “A segunda Usina da Paz de Ananindeua reforça o compromisso do Governo do Pará com a transformação social e com a ampliação da rede de proteção à população. É um espaço pensado para cuidar das pessoas, oferecer oportunidades e fortalecer vínculos comunitários”, afirmou.
Maior programa de cidadania da América Latina
As Usinas da Paz são complexos públicos voltados à cidadania, criados pelo Governo do Pará para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em regiões vulneráveis. O projeto oferece serviços gratuitos em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, qualificação profissional, esporte e lazer.
Desde 2021, o programa já realizou mais de 11,4 milhões de atendimentos em todo o estado. No campo da segurança pública, as Usinas têm impacto direto na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com quedas que chegam a 90% nas áreas atendidas.
Atualmente, o Pará conta com 20 Usinas da Paz em funcionamento, sendo cinco em bairros da capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras 15 em municípios da Região Metropolitana e do interior: Ananindeua (Icuí-Guajará), Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
