Operação ‘Festas Seguras’ realiza mais de 24 mil abordagens e registra queda de 29,26% nos casos de roubo
Dados se referem ao período de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, se comparado ao mesmo período da operação anterior
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), divulgou na tarde desta terça-feira (6) o resultado final da Operação “Festas Seguras 2025”, que registrou redução de 29,26% nos casos de roubo e 7,40% nos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, no período de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, se comparado ao mesmo período da operação anterior. As ações também resultaram em 24.390 abordagens, visando coibir delitos e garantir a segurança com reforço em 23 localidades paraenses.
A operação, finalizada nesta terça-feira, 6 de janeiro, foi realizada de forma integrada entre os órgãos de segurança pública estaduais, municipais e federais, visando garantir maior segurança às pessoas durante as programações de fim de ano, envolvendo o reforço no período de maior movimentação nas áreas comerciais, grandes eventos e ainda nas praias e balneários mais procurados no interior do Estado.
Segundo os dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, o Pará apresentou 29,26% de redução nos crimes de roubo na operação de 2025, se comparado às ações de 2024. Em números absolutos, foram registrados 2.026 ocorrências de roubo neste ano, enquanto que na operação anterior, foram 2.864 casos do mesmo crime computado.
Outro indicador de criminalidade que também teve redução durante as ações foi o de CVLI, com 7,40% de redução neste período se comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os resultados das ações, que foram intensificadas para as festividades de final de ano, são exitosos e, mais uma vez, demonstram a importância das ações integradas pelas forças de segurança.
“Nós finalizamos 2025 e começamos o ano de 2026 garantindo com que a população pudesse aproveitar as programações e essa virada de ano com segurança, seja para quem permaneceu na Região Metropolitana de Belém, ou para quem se deslocou às praias e balneários mais procurados em nosso Estado. Felizmente, tivemos um saldo positivo, sem grandes intercorrências e nas que ocorreram, nossas equipes conseguiram atuar, de forma imediata, e garantir uma pronta resposta. Portanto, tivemos reduções nos crimes violentos, uma produtividade significativa e concluímos mais uma ação com êxito, prontos para seguir diariamente garantindo a segurança da população paraense”, afirmou o titular da Segup.
Produtividade das ações - Em toda a ação, foram 24.390 abordagens realizadas pelas equipes desde o dia 5 de dezembro, entre pessoas, motocicletas, veículos e ônibus. As ações policiais resultaram no registro de 1.136 boletins de ocorrências, 206 prisões entre flagrantes e cumprimentos de mandados judiciais, 129 procedimentos instaurados, além da apreensão de 3,630 kg de drogas e 24 armas de fogo. Também foram realizados 1.317 exames periciais durante as ações.
No trânsito, o trabalho integrado resultou na fiscalização e recuperação de 16 veículos. E ainda, 78 condutores foram flagrados dirigindo sob influência de álcool, 12 deles foram presos e outros 36 se recusaram a realizar o teste.
Sobre os atendimentos de saúde, foram realizados 122 atendimentos pré-hospitalares pelas equipes do Corpo de Bombeiros e 140 pessoas atendidas por acidentes com animais aquáticos. Foram distribuídas 1.330 pulseiras de identificação para crianças.
'Festas Seguras 2025' - A operação mobilizou aproximadamente 8 mil agentes de segurança, cerca de 2 mil viaturas, entre quatro rodas e motocicletas, 50 embarcações e 5 aeronaves nas 16 Regiões Integradas de Segurança Pública. Dividida em três etapas, a primeira compreendeu o policiamento intensificado nos centros comerciais do Estado, a segunda, voltada às programações de final de ano a exemplo da Domingueira e Vira Pará, e a terceira, o reforço das ações nas praias e balneários, em virtude do deslocamento de turistas e banhistas.
A operação reuniu os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado e órgãos parceiros, sendo eles: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Departamento Estadual de Trânsito do Pará, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações, além da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Polícia Rodoviária Federal, e ainda os órgãos municipais, como a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém; Guarda Municipal de Belém; Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Belém; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Marituba; Guarda Municipal de Marituba e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Marituba.
