Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Mangueirão inicia era da biometria facial com jogo-teste entre Remo e Internacional

Novo sistema conta com 106 leitores de reconhecimento e passará a ser obrigatório em março; mais de 10 mil torcedores já realizaram o cadastro

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
21/02/2026 15h40

O Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão passa a utilizar, no próximo dia 25 de fevereiro, a biometria facial em caráter de jogo-teste, durante a partida entre Clube do Remo e Internacional, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Ao todo, estão em operação 106 leitores de reconhecimento facial, inserindo o estádio em uma tendência já adotada por grandes arenas do Brasil e do mundo, garantindo mais segurança, agilidade e comodidade aos torcedores.

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), iniciou na última semana a campanha de cadastramento voltada a todos que frequentam o maior estádio do Estado.

Até o momento, mais de 10 mil torcedores já realizaram o cadastramento na plataforma, demonstrando adesão significativa à nova tecnologia. No entanto, é fundamental que o torcedor não deixe para a última hora. A recomendação é que o procedimento seja feito com antecedência para evitar filas e possíveis transtornos nos dias de jogos.

O primeiro jogo oficial com uso obrigatório do sistema será no confronto entre Clube do Remo e Fluminense Football Club, no dia 12 de março, às 19h. A partir desta partida, o acesso ao estádio será exclusivamente por biometria facial, não sendo permitida a utilização de ingressos físicos, cartões ou qualquer outro meio de entrada.

Importância do cadastramento

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a importância da adesão dos torcedores. “A implementação do reconhecimento facial no Novo Mangueirão representa um avanço importante na segurança e na experiência dos torcedores. É muito importante que todos realizem o cadastramento para terem acesso tranquilo e com segurança ao estádio e poder assistir à partida do seu time de coração”, disse o secretário.

André Corpes

Entre os torcedores que já realizaram o cadastro, a avaliação é positiva. O professor de educação física André Corpes ressaltou que o processo foi simples. “Fiz pelo celular mesmo, foi rápido e bem intuitivo. Acho que vai facilitar muito na hora de entrar no estádio, sem contar a segurança para nós, torcedores que levamos a família”, disse.

A assessora da Diretoria de Eventos, Carmem Paula, também aprovou a iniciativa. “É uma tecnologia que traz mais segurança para todo mundo. Preferi fazer logo o cadastro para não correr o risco de ter problema no dia do jogo”, disse.

A implantação da biometria facial marca uma nova fase na gestão e operação do Mangueirão, unindo tecnologia, segurança e comodidade ao público de eventos esportivos e culturais.

Tecnologia e reforço na segurança

Carmem Paula é torcedora fanática do Clube do Remo

O sistema foi fornecido pela empresa Imply e conta com monitoramento nas catracas, identificação biométrica dos espectadores e central técnica de informações. A tecnologia também permite o monitoramento por imagem do público presente.

Além de proporcionar mais rapidez na entrada, a biometria torna o acesso pessoal e intransferível, dificultando a ação de cambistas e o uso de ingressos falsos.

O sistema será integrado aos clubes, permitindo que o torcedor já cadastrado compre ingressos normalmente e utilize apenas a leitura facial nos mais de 100 equipamentos distribuídos pelo estádio.

A ferramenta também será integrada aos órgãos de segurança pública, possibilitando a identificação de pessoas que tentem acessar o estádio de forma irregular ou que estejam envolvidas em práticas criminosas.

Atendimento à Lei Geral do Esporte

A iniciativa atende às exigências da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), que determina o controle e a fiscalização do acesso do público em arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas.

Com mais de 10 mil torcedores já cadastrados, o Mangueirão avança na modernização de sua operação, consolidando um modelo de gestão que alia inovação tecnológica, organização e mais segurança para o público paraense.

Como fazer o cadastro

O cadastro deve ser feito previamente pelo site mangueirao.eleventickets.com. O processo é simples, rápido e pode ser realizado pelo celular.

Passo a passo:
Inserir corretamente os dados pessoais, com e-mail válido;
Apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH). Para estrangeiros, é exigido passaporte;
Realizar o escaneamento facial em local bem iluminado;
Evitar o uso de acessórios como chapéus e óculos.

Para concluir o cadastramento, é necessário o pagamento de uma taxa única de manutenção e suporte, no valor de R$ 1,98, via cartão de crédito ou Pix. Após a finalização, o torcedor estará apto a acessar o estádio exclusivamente por meio do reconhecimento facial.