Hospital Regional do Marajó promove ação do Janeiro Branco para reforçar saúde mental de pacientes
Atividade humanizada com usuários de hemodiálise integra cuidado emocional à rotina hospitalar, ampliando a conscientização sobre autocuidado e apoio psicológico
A gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), situado em Breves, promoveu, nesta segunda-feira (5), ação alusiva à campanha Janeiro Branco, movimento nacional voltado à promoção da saúde mental, da escuta qualificada e do cuidado com as emoções. A atividade foi realizada com os usuários do Centro de Hemodiálise, que realizam terapia renal substitutiva na unidade.
A iniciativa teve caráter humanizado e educativo com o objetivo de levar a discussão sobre saúde emocional para além do consultório, integrando o cuidado psíquico à rotina hospitalar. Por meio de recursos visuais ilustrativos, rodas de conversa e momentos de diálogo aberto, a equipe de Psicologia promoveu reflexões sobre ansiedade, sofrimento psíquico, enfrentamento da doença crônica, vínculos familiares e estratégias de autocuidado.
Segundo o psicólogo responsável, Vinícius Vanzaler, o foco central foi sensibilizar os pacientes para a importância da saúde mental como parte indissociável da saúde integral, combatendo estigmas e incentivando a busca por apoio psicológico sempre que necessário. “A atuação multiprofissional e o uso de uma linguagem simples contribuíram para aproximar o tema da realidade dos usuários”, explicou.
Aprovação - Josiele de Souza Pantoja, de 25 anos, contou sua experiência no setor, enfatizando que o serviço de psicologia é essencial para combater a ansiedade. "Agradeço ao suporte que recebo, o psicólogo é muito atencioso, bem como a equipe de enfermagem e ao hospital pelo tratamento”, finalizou emocionada.
De janeiro a novembro de 2025, o hospital contabilizou 5.848 sessões de hemodiálise.
Ampliação
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), deu um importante passo para fortalecer a assistência em Nefrologia, através do Regional do Marajó com a ampliação de 14 vagas para hemodiálise ambulatorial. A iniciativa aumentou o número de sessões, para atender mais pacientes com segurança e reduzir deslocamentos para outras regiões, garantindo mais acesso e qualidade no tratamento renal crônico.
O HRPM é parte da rede estadual de saúde, sob gestão da Sespa, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó ao descentralizar serviços especializados.
Serviço:
O Hospital Regional Público do Marajó fica situado na Av. Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves.
Texto: Pedro Amorim
