Professores aprendem técnicas de primeiros socorros no Hospital Regional do Baixo Amazonas
Segunda edição do curso abordou técnicas necessárias em casos de risco, como engasgo, convulsões e desmaio, para atender principalmente crianças e adolescentes
Com anos de trabalho em sala de aula, o professor de Biologia Paulo Thiago Moraes já presenciou situações em que precisou pensar e agir rápido para socorrer alunos em perigo. Ele sabe que ser educador vai além de ensinar conteúdos. Por isso, ficou feliz em receber uma capacitação prática, necessária em momentos críticos.
"Foi um curso de extrema importância para nós. Vimos situações do cotidiano que podem ocorrer na sala de aula, e no nosso ambiente escolar, e nos auxilia a evitar acidentes e salvar vidas. Tiramos algumas dúvidas. Já passei por casos desse tipo, e com essa orientação ficamos ainda mais preparados para agir em caso de sinistro", disse o Paulo Moraes.
Ele foi um dos 35 professores de uma escola particular de Santarém, no oeste do Pará, que participaram da segunda edição do "Curso de Primeiros Socorros na Infância - Protegendo Vidas desde Cedo", promovido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), na quinta-feira (8).
Lei Lucas - O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Samaroni Brelaz, coordenador das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do HRBA, durante a jornada pedagógica da instituição de ensino, que trabalha com crianças e adolescentes. A ação está alinhada à Lei Federal nº 13.722/2018 (Lei Lucas), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino e recreação infantil. A lei foi criada em 2018, após a morte por asfixia de Lucas Begalli Zamora, 10 anos, em um passeio escolar, destacando a necessidade de preparo para lidar com emergências.
"Além do cuidado com os nossos pacientes, o Hospital Regional do Baixo Amazonas mantém esse cuidado com a sociedade em geral. Esses professores têm que estar preparados, com as técnicas necessárias, para prestar os primeiros atendimentos em casos que são comuns com crianças, como quedas, fraturas, desmaios e crises convulsivas. É uma realidade não só em Santarém, mas no Brasil de forma geral. O risco de haver um acidente é alto em um local como esse, com muitas crianças. Por isso, os educadores precisam estar preparados para agir", ressaltou Samaroni Brelaz.
O principal objetivo do curso é orientar educadores e demais profissionais da escola a como ter resposta rápida e eficaz em situações emergenciais, incluindo paradas cardiorrespiratórias e convulsões, que podem ter desfechos graves sem intervenção correta e imediata.
Segurança - Para a gestora pedagógica do Colégio Batista de Santarém, Graça Moreira, o aprendizado adquirido no curso será muito importante para todos os educadores. "A gente trabalha com crianças, e sabemos a importância dos primeiros socorros em momentos de necessidade, além de conhecermos a Lei Lucas. Resolvemos trazer este treinamento durante a jornada pedagógica para termos este conhecimento e atender nossos alunos, caso seja necessário. Nós, inclusive, já passamos por situações como essas, e com o apoio do Hospital Regional a gente se sente mais seguro sobre o que fazer em casos assim", disse a educadora.
Referência em média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, residentes em 29 municípios do oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas promove uma série de ações para a sociedade,
O Curso de Primeiros Socorros é desenvolvido pelo Instituto Social Mais Saúde, que administra o HRBA em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
"Faz parte da nossa missão promover a educação em saúde, e buscamos sempre levar nossos profissionais e o conhecimento deles para fora dos muros do Hospital. Capacitando os professores, conseguimos garantir maior segurança para as crianças e adolescentes em idade escolar, tornando o ambiente mais saudável, e fazendo com que os educadores se sintam mais preparados e saibam o que fazer em situações extremas. Ficamos felizes em poder contribuir e levar técnicas e informações que são muito importantes", acrescentou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, Bairro Diamantino, em Santarém.
