Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUB DE GRANDES ESPETÁCULOS

Anitta escolhe Belém para abrir turnê nacional com show lotado no Mangueirão

Com tema místico e participações de Viviane Batidão e Gaby Amarantos, "Ensaios da Anitta" reuniu 20 mil pessoas e inaugurou o calendário de grandes eventos de 2026 no Pará

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
11/01/2026 14h20

O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, abriu oficialmente o calendário de grandes shows da temporada 2026 com os “Ensaios da Anitta”, neste sábado (10). O evento reuniu mais de 20 mil pessoas e marcou o início da turnê considerada a maior turnê de verão do Brasil. A cantora escolheu Belém como ponto de partida do projeto, que teve ingressos esgotados. O evento foi realizado pela Link Produtora.
 
Pela primeira vez realizado na região Norte, o “Ensaios da Anitta” trouxe uma proposta que equilibrou simplicidade e glamour, impactando o público paraense logo na estreia. Com o tema “Cosmos”, que celebra a astrologia e o universo místico, Anitta surgiu no palco com figurino inspirado em seu signo, Áries, conduzindo os fãs por um repertório repleto de sucessos. Clássicos como “Show das Poderosas” e “Bang” se misturaram a hits recentes como “Envolver”, “Funk Rave” e “Bellakeo”, além de faixas do EP “Ensaios da Anitta”, criado especialmente para o Carnaval. O EP inclui parceria com a cantora paraense Viviane Batidão.

Durante o show, Anitta destacou o carinho do público e explicou a escolha de Belém para a abertura da turnê nacional. “A gente escolheu Belém porque todos os shows que a gente fez aqui os fãs compareceram, fizeram excursão para acompanhar. Então eu falei: ‘a gente tem que ir para Belém’. Conseguimos, e fiquei super feliz e na expectativa, porque a galera aqui é muito animada”, afirmou a cantora.
 
A noite também foi marcada por participações especiais de Viviane Batidão e Gaby Amarantos, reforçando a conexão da artista com a cultura e o público paraense. Mosaicos montados nos dois lados da arquibancada do Mangueirão anteciparam a atmosfera do espetáculo e emocionaram os fãs.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Cássio Andrade, a abertura da turnê em Belém consolida o Mangueirão como um dos principais palcos de grandes eventos do País. “Receber a abertura de uma turnê nacional desse porte mostra a força do Mangueirão e do Pará no cenário cultural brasileiro. É um equipamento moderno, preparado para receber grandes espetáculos e movimentar a economia, o turismo e o esporte”, destacou.

Jornalista Júlia Botelho, ao lado da cantora paraense Viviane Batidão

Entre os fãs, a emoção era visível. A jornalista Júlia Botelho, que acompanhou o show na arquibancada, comemorou a experiência. “Foi incrível ver a Anitta começar tudo aqui em Belém. A energia do público foi surreal, parecia que todo mundo estava cantando junto do começo ao fim. É um orgulho enorme para a gente”, disse.
 
O diretor do Mangueirão, Maurício Bororó, ressaltou a importância do evento para o calendário cultural do estádio. “Esse show inaugura oficialmente a temporada de grandes eventos de 2026 no Mangueirão. Trabalhamos para oferecer segurança, conforto e uma experiência à altura do público e dos artistas. Começar o ano com um espetáculo desse nível é muito significativo”, disse.
 
O projeto “Ensaios da Anitta” marca o reencontro da artista com o público paraense após sua última apresentação em Belém, em 2025, durante o Festival Global Citizen. O palco contou com cenografia marcada por luzes, paetês e projeções de constelações, alinhadas ao conceito “Cosmos”, que orienta também os figurinos e o visual da turnê.

Diretor do Mangueirão, Maurício Bororó, e a sua esposa, Ana Bororó, posando para a foto ao lado da cantora Viviane Batidão

Após a estreia em Belém, a maratona nacional dos “Ensaios da Anitta” segue por cidades como Fortaleza, Recife, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, com apresentações até fevereiro.

Próxima agenda do Mangueirão – 2026

Para 2026, o Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão já conta com uma agenda intensa de grandes eventos esportivos, culturais e religiosos.

No futebol, está programada a final da Supercopa Grão-Pará, que reunirá o campeão paraense de 2025, Clube do Remo, e o campeão da Copa Grão-Pará, Águia de Marabá. O estádio também será palco da abertura do Parazão Banpará e de partidas do Campeonato Brasileiro da Série A, com jogos do Clube do Remo.

No calendário cultural, o Bloco Vai Safadão acontece no dia 17 de janeiro, no Circuito Mangueirão, em Belém, reunindo Wesley Safadão, Léo Santana, Joelma e Marcynho Sensação, em um dos maiores eventos do verão paraense. Já no dia 31 de janeiro, o público confere o Bloco Vumbora 2026, também no Circuito Mangueirão.

Outro grande destaque será a estreia da banda Guns N’ Roses na Região Norte. No dia 25 de abril de 2026, Belém receberá o show da banda como parte da turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things”.

Pela primeira vez, a capital paraense sediará a Vigília de Encerramento Nacional da Quaresma de São Miguel, um evento de grande relevância para fiéis de todo o Brasil. A Arquidiocese de Belém confirmou que a vigília será realizada nos dias 26 e 27 de setembro de 2026, no Mangueirão.