Sistema de Segurança reforça ações na programação do aniversário de Belém
Belém, a capital mais antiga da região Norte do Brasil, completa 410 anos de fundação nesta segunda-feira (12), e os belenenses celebram a data
Para garantir um lazer tranquilo e seguro nos dois dias de programação em celebração ao 410° Aniversário de Belém, nesta segunda-feira (12), o Sistema Estadual de Segurança Pública, em parceria com órgãos municipais, reuniu mais de 300 agentes nos dois dias de evento, sábado (10) e domingo (11), atuando nas vias de acesso e em toda a extensão do Portal da Amazônia, a fim de prevenir e coibir delitos, e ainda garantir a tranquilidade de todos.
Monitoramento - Garantindo o monitoramento, em tempo real, das imagens das câmeras de segurança instaladas nas vias do entorno, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) foi ativado, reunindo pontos focais das forças de segurança. No local, eles também monitoraram as ações realizadas por cada órgão, garantindo celeridade no recebimento de informações e registro de ocorrências.
Reforço no policiamento - O patrulhamento nas vias de acesso e no local iniciou antes do início da programação, que no sábado (10) teve início às 18h e no domingo (11) às 15h. Durante toda a programação, a Polícia Militar manteve equipes no patrulhamento e prontidão, garantindo a ordem pública e a manutenção da paz social. Assim como equipes da Polícia Civil, que além da prontidão para o recebimento de ocorrências no CICC, seguiu com equipes distribuídas ao longo do Portal.
Os Militares do Corpo de Bombeiros atuaram com equipes de atendimento e resgate, visando um atendimento célere, se necessário.
Segundo o secretário de segurança pública e defesa social, Ualame Machado, a união de esforços entre estado e município garante o fortalecimento de ações para que a população tenha um lazer tranquilo.
“Empenhamos equipes para garantir as ações ostensivas, o ordenamento do fluxo de trânsito, o monitoramento a partir do CICC móvel e todo o aparato de segurança necessário, para que as pessoas pudessem aproveitar esses dois dias de evento com tranquilidade e sem nenhuma intercorrência. Portanto, quem escolheu aproveitar o fim de semana nas programação em celebração ao aniversário de Belém, pode contar com a segurança presente e assim, todos tendo um lazer seguro”, afirmou Ualame Machado.
Para Vick Baia, que trabalha como cuidadora, o domingo de folga foi para aproveitar a programação extensa no Portal da Amazônia. “Aproveitei a folga para me divertir um pouco, e ao presenciar os policiais aqui presentes faz com que eu me sinta mais segura para curtir a festa e aproveitar mais um ano da nossa cidade. Desde que cheguei já enxerguei policiais desde a entrada e isso nos dá maior sensação de segurança mesmo”, afirmou.
Prevenção
Equipes da Segup, por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS) com o apoio da Polícia Militar, realizaram ações de prevenção e orientação referente aos programas Pró Mulher Pará, protocolo Não Se Cale , Diga não a LGBTfobia e a Campanha Faça Bonito, com prevenção de abuso contra crianças e adolescentes.
As ações reforçam a importância da prevenção dos crimes contra grupos vulneráveis a iniciar pela conscientização, divulgação dos canais de denúncia e os serviços que o Estado dispõe no enfrentamento a atos ilícitos.
Maria das Graças, professora, que aproveitava o domingo com a família, recebeu o informativo das campanhas de conscientização contra crimes de importunação sexual e pediu que essas ações sempre ocorram. “Eu e minha família ficamos muito mais informadas e cientes de como proceder se presenciarmos qualquer ato contra as mulheres, por exemplo. Então até pedimos que sempre tenham essas ações, principalmente em eventos como esse, para que mais pessoas tenham informações e o crime seja evitado”, disse.
Integração - Atuaram nas ações planejadas, as equipes da Segup, por meio das secretarias adjuntas Operacional e de Inteligência e Análise Criminal, Graesp e Ciop; polícias Militar e Civil; Detran; Corpo de Bombeiros Militar e Seap; além de órgãos municipais, como a Guarda Municipal e Segbel.
