Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPARÊNCIA

Semas realiza em Belém leilão presencial de motores de rabeta e madeira decking

Sessão pública será em 30 de janeiro (sexta-feira), no galpão da Semas. Interessados poderão vistoriar os itens, com agendamento prévio, na quinta-feira (29).

Por Arthur Sobral (SECOM)
12/01/2026 17h58

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vai realizar, em 30 de janeiro de 2026 (sexta-feira), o Leilão nº 01/2026, na modalidade presencial, para a alienação de motores de rabeta e produtos florestais (decking). A sessão começará às 9h, com previsão de encerramento às 15h30, no Galpão da Semas, na Avenida Doutor Freitas, nº 278, bairro Sacramenta, em Belém. De acordo com o edital publicado pela Secretaria, o material oferecido está organizado em 30 itens e seis lotes, com disputa pelo maior lance por item e por lote.

“Além de ampliar o acesso do público a esse tipo de oportunidade, o leilão fortalece a gestão responsável dos bens sob custódia do Estado, com um processo organizado, público e acompanhado por regras que garantem igualdade de participação”, ressaltou a secretária-adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias da Semas, Lília Reis.

Lotes de madeira que serão leiloados pela Semas

Quem pretende participar pode examinar os produtos no dia 29 de janeiro de 2026, das 9h às 14h, com prévio agendamento, que deve ser feito pelo e-mail sagat.leilao@citsemas.pa.gov.br. A vistoria será em dois locais:

- Motores de rabeta: Galpão da Semas (Av. Doutor Freitas, nº 278 – Sacramenta, Belém)

- Decking: Madeireira Alto Giro Belém LTDA – EPP (Quadra 04, Lote 15-A, Galpão B, s/n, Distrito Industrial de Icoaraci, Belém).

Critérios de participação - O edital permite participação de pessoas físicas e jurídicas, observando as regras de credenciamento e destinação dos bens. Para pessoa física, a participação é como consumidor final (uso próprio, sem finalidade comercial) e, nesse caso, não é exigida inscrição no Sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (Ceprof).

Para pessoa jurídica é permitida participação tanto para consumo quanto para comercialização dos produtos florestais. Quando a finalidade for comercial, a empresa deve estar inscrita no Ceprof.

O participante que arrematar os lotes das madeiras (consumo ou comercialização) precisará emitir a Guia Florestal para o transporte do material, conforme destacado no edital do leilão.

Os arremates devem ser pagos à vista por DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), com vencimento em até dois dias úteis após a arrematação. O edital também reforça que os itens são vendidos no estado em que se encontram, e recomenda a vistoria prévia para uma avaliação mais segura.

Mais informações são obtidas no edital completo, disponível nos portais oficiais indicados pela Semas.