Com nova Usipaz, Emater projeta ampliação de atendimento social em Icoaraci e Outeiro
Em 2025, a Emater promoveu um ciclo de palestras e rodas de conversa que mobilizou jovens, que frequentam as UsiPaz, por ocasião da COP 30 em Belém
Com a entrega da Usina da Paz (Usipaz) Icoaraci/Outeiro, pelo Governo do Pará, na última segunda-feira (12), data de aniversário de 410 anos de Belém, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) se prepara para intensificar o atendimento sociocultural à população dois dois distritos. Na solenidade, estiveram presentes o supervisor regional da Emater nas Ilhas, o zootecnista Ricardo Barata, e o chefe do escritório local da Emater na capital, o engenheiro agrônomo Emerson Penha.
A meta da Emater é, alinhando parcerias, continuar com a promoção de atividades de conscientização e profissionalização nas áreas de agricultura familiar e meio ambiente, em consonância ao que as equipes de campo da Emater já realizam desde o ano passado nas outras nove Usipaz da Região Metropolitana.
De acordo com a Diretoria Executiva (Direx) da Emater, Icoaraci em específico representa situação especial pelo fato de endereçar a sede do escritório da Emater em Belém. “Existe uma preocupação de a Emater nunca se dissociar do lugar que ocupa em presença física, como instituição, e por isso fazemos questão de interagir e significar retorno social e cidadão para a comunidade do entorno, para a sociedade que nos acolhe de forma direta e cotidiana”, resume Penha.
O gestor indica que o momento é de agendamento e reunião com entidades públicas, privadas e do terceiro setor que permitam nível de colaboração mútua: “A Emater tem a expertise, um corpo técnico diferenciadíssimo, com titulação e experiência: se pensarmos na realidade urbana, periurbana e rural de Icoaraci e Outeiro, podemos oferecer cursos e oficinas profissionalizantes, como de flores artesanais e confecção de ecobags, mas são necessários parceria e condições estruturantes. Estamos em fase de disponibilidade de diálogo e prospecção”, ilustra.
Um dos destaques da atuação integrada da Emater às Usipaz, no ano passado, foi um ciclo de palestras e rodas de conversa, ao longo do segundo semestre, que mobilizou jovens da periferia para temas estratégicos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), como reciclagem, produção de alimentos e reflorestamento.
Texto de Aline Miranda
