Hospital Jean Bitar encerra 2025 com mais de 800 mil atendimentos e 90% de aprovação dos usuários
Unidade do Governo do Pará consolidou-se como referência em cirurgias bariátricas, sustentabilidade e apoio estratégico à COP30 durante o último ano
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, encerrou o ano de 2025 mantendo a qualidade e segurança na prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade do governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou 818.562.00 atendimentos, de janeiro a dezembro, alcançando índice de satisfação superior a 90% no último mês.
Entre os principais serviços prestados no período estão 72.148 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos; 3.212 internações; 3.689 cirurgias; 727.678 exames gerais e 11.835 sessões multiprofissionais.
O diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, destacou que 2025 foi um ano de consolidação, inovação e reconhecimento. “Este foi um ano de grandes conquistas para o Hospital Jean Bitar. Ampliamos nossa capacidade de atendimento, fortalecemos programas de referência, modernizamos equipamentos e seguimos garantindo assistência segura e humanizada à população. Agradeço ao governo do Estado, à Sespa e aos nossos colaboradores, que diariamente se dedicam para que o HJB continue sendo um hospital de excelência no Pará. Cada avanço alcançado em 2025 é fruto deste esforço coletivo”, frisou.
Aprovação
A professora Lívia Marques, 43 anos, moradora de Paragominas, esteve internada na UTI do HJB após realizar cirurgia bariátrica e relatou sua experiência. “Eu já cheguei a pesar 120 kg há dois anos, quando iniciei o processo pré-operatório. Minha expectativa é melhorar minha saúde e ter mais qualidade de vida. Na UTI, recebi um excelente atendimento, sempre com segurança e atenção da equipe. Foi tudo muito bom. Só gratidão!”, afirmou.
Com foco na melhoria contínua da assistência à população, a gestão do HJB destacou importantes conquistas e avanços em 2025:
- Hospital Jean Bitar foi retaguarda para assistência de participantes da COP30
- Realização de campanhas de doação de sangue em parceria com o Hemopa, totalizando 421 bolsas de sangue coletadas, beneficiando 1.684 pacientes. O HJB também conquistou o 3º lugar entre as unidades hospitalares com maior número de doadores participantes na ação Gincana Solidária
- Reconhecimento pelo 7º ano consecutivo com o selo Green Kitchen, concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes / USP (FUPAM).
- Certificação internacional I-REC, que atesta o uso de energia limpa
- O programa Obesidade Zero, lançado em 2020, atingiu 2.393 cirurgias bariátricas realizadas até novembro
- Implantação do serviço de Call Center para otimizar o atendimento, reduzir filas e ampliar a satisfação dos usuários
- Parceria com escola pública no projeto “Gincana Pequenos Guardiões”, incentivando a consciência ambiental entre jovens
- Sede do I Congresso Norte de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com especialistas de várias áreas da saúde
- Manutenção do certificado de Acreditação da ONA – Nível 2 (Acreditação Plena), um dos principais selos de qualidade e segurança do País
- Renovação do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, pelo oitavo ano consecutivo, da FGV
- Inauguração experimental de um novo Espaço de Convivência, com mais de 90 m², integrando humanização e sustentabilidade
- Reforço estrutural com a entrega de novos equipamentos pelo governo do Pará e pela Sespa, incluindo bisturis eletrônicos, ventiladores, camas hospitalares, ultrassons, aparelhos de ar-condicionado e uma torre de vídeo endoscopia.
Serviço:
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto de Marcelo Zeno/ Ascom HJB
